CI

Rio Verde: Potência do agronegócio goiano


Frederico Franco

Sendo considerada a quarta economia do Estado de Goiás com o PIB de mais de 8 bilhões (IBGE, 2015), Rio Verde possui índices sociais e econômicos de desenvolvimento e crescimento, principalmente no agronegócio, acima da média nacional. Um dos principais fatores que faz a cidade chegar nesse patamar, remete  nas culturas de exportação de grãos, sendo o município responsável por 1,2% da produção nacional de grãos, como soja e milho. Há de se destacar também a criação de aves e suínos, bem como pela presença de grandes indústrias e Cooperativas, como exemplo a COMIGO, uma das maiores do Brasil.

Em relação a soja, o município produz cerca de 9,6% da produção goiana, de acordo com a Faeg, sendo grande parte da produção exportada, sendo um atrativo para as indústrias alimentícias, empregando aproximadamente 10,7 mil pessoas somente para o setor de alimentos, fomentando o forte comércio de produtos e serviços na cidade.

Na pecuária de corte, Rio Verde se destaca com um rebanho de mais de 390.000 cabeças de bovino, grande participação no rebanho nacional, sendo grande parte destinada para engorda, 40% da produção de carne exportada, além da grande produção de leite do estado, com mais de 50 milhões de litros/ano. 

Indicadores

Os indicadores do IBGE (2017) consolidam Rio Verde acima da média nacional, com PIB per capita superior a R$ 38.971, com Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,754 de acordo com dados de 2010.

Vale ressaltar que a cidade hoje oferece diversos cursos superiores, e também com o Instituto Federal Goiano que oferece cursos gratuitos para a população, ou seja, mais um fator que afeta positivamente para o crescimento e desenvolvimento contínuo da cidade e de todos os empreendimentos que se encontram  lá, pois a educação e o desenvolvimento de pessoas são a base de tudo, colocando assim Rio Verde como uma cidade favorável à instalação de empresas.


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.