CI

Tecnologia no campo é o caminho para gerar confiança e atrair investimento verde


Philippe Ryser

*Por Philippe Ryser, CEO da Ceptis

O agronegócio brasileiro é estratégico para a economia do país e um dos maiores produtores agrícolas do mundo. O setor enfrenta, porém, o desafio de responder à crescente demanda global por alimentos e produtos florestais, ao mesmo tempo em que garante a preservação do meio ambiente. Uma das soluções para conciliar o desenvolvimento econômico à sustentabilidade dos recursos naturais é investir no sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), que já se provou um manejo eficaz de resolução dessa questão.

O sistema produtivo, que integra árvores com pastagens ou lavouras, em rotação na mesma área, reduz o desmatamento, aumenta a conservação do solo e a produtividade do negócio. Resulta ainda em diminuição das emissões de gás carbônico e gera créditos de carbono. Existem no Brasil, atualmente, 16 milhões de hectares que utilizam a ILPF, mas a meta é elevar essa área a 30 milhões de hectares até 2030. 

O produtor brasileiro, no entanto, enfrenta um grande obstáculo para adotar um sistema integrado sustentável que é a falta de financiamento a baixo custo. São elevados os investimentos iniciais em maquinário e equipamentos para preservação de florestas, que começam a dar retorno apenas a partir do sétimo ano de uso. Portanto, é necessário estimular arranjos que permitam a atração de financiamentos de fácil acesso, a fim de que o Brasil se mantenha no topo do ranking mundial de produtores agrícolas e seja protagonista também na preservação do planeta. 

Em dezembro de 2020, a Ceptis Agro representou a Rede ILPF em evento da Associação das Câmaras de Comércio Suíça, que debateu o futuro da sustentabilidade e do meio ambiente na Europa e em todo o mundo. O Brasil está inovando por meio da associação de tecnologias na produção rural. Durante o encontro de especialistas, apresentamos o TrustScore, sistema criado para verificar mais de 120 indicadores sociais, ambientais e econômicos das propriedades e dos processos produtivos, capaz de garantir que as fazendas adotem as melhores práticas e gerem os benefícios esperados.

A sistemática TrustScore não é apenas uma certificação nem uma autodeclaração, como já ocorre atualmente. Trata-se de um monitoramento constante, que utiliza recursos como equipamentos de internet das coisas (internet of things - IoT), imagens de satélites e blockchain, entre outras tecnologias de ponta. Estamos dando conforto aos investidores e aos produtores agropecuários sobre se o manejo planejado está sendo executado adequadamente.

O setor pode se beneficiar imensamente desse novo sistema. O TrustScore é uma importante ferramenta de atração de investimentos. A sistemática gera transparência e, assim inspira a confiança necessária para o financiador de que o produtor brasileiro adota práticas concretas de sustentabilidade, que comprovam uma produção verde: sem desmatamento, com redução da emissão de carbono e manejo adequado de florestas. É possível, com isso, multiplicar o financiamento em negócios sustentáveis no país, um ramo que cresceu exponencialmente em todo o mundo este ano.

Nós da Ceptis acreditamos que 2021 será um ano de boas notícias para o Brasil, com o provável lançamento de fundos de investimento apoiados por governos europeus. A meta também é conscientizar os maiores mercados e consumidores de que vale a pena comprar produtos gerados em propriedades sustentáveis. O país tem todas as condições de ser líder global nessa agenda. O futuro do agronegócio brasileiro certamente passa pelo uso de novas tecnologias que permitam aumentos de produtividade aliados à preservação ambiental. O resultado, sem dúvida, virá na forma de benefícios para produtores e consumidores, assim como para todos os habitantes do planeta.

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.