CI

Etanol de segunda geração, uma promessa de biocombustível para o futuro


Amélio Dall’Agnol

Etanol de segunda geração, uma promessa de biocombustível para o futuro

Amélio Dall’Agnol, pesquisador da Embrapa Soja

O Brasil, a partir da cana de açúcar e os Estados Unidos (EUA) utilizando o milho como matérias primas, foram os protagonistas globais na produção em larga escala do etanol de primeira geração, utilizado singularmente ou adicionado na gasolina em diferentes porcentuais, ao longo do tempo.

No Brasil, primeiramente tentou-se produzir etanol a partir de mandioca, batata doce, beterraba e madeira. Contudo, o que vingou mesmo foi a produção a partir da cana-de-açúcar. Recentemente no Brasil, em decorrência do excedente de produção e do alto custo do transporte do milho da Região Centro Oeste até os portos e centros de consumo do Sul e Sudeste, este cereal passou a ser considerado uma opção para a produção de etanol, igual ocorre nos EUA.

A tecnologia de produção e uso do etanol de primeira geração já está consolidada e agora o mundo já sonha com o etanol de segunda geração, também denominado etanol 2G, biocombustível produzido a partir dos resíduos do processo produtivo do etanol de primeira geração (palha e bagaço da cana-de-açúcar, por exemplo). A hidrólise da celulose, hemicelulose e lignina contidas nesses resíduos fornece os carbohidratos que, posteriormente, são convertidos em etanol pela ação de micro-organismos fermentadores, resultando numa alternativa de energia menos poluente que os combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás).

A produção do etanol de segunda geração, a partir dos resíduos da cana, possibilitaria aumentar a fabricação total do biocombustível no Brasil em até 50%, sem ampliar a área semeada com a cultura. Ressalta-se, por outro lado, que o etanol 2G ainda não é viável economicamente e que nem todos os ambientes brasileiros são aptos para a produção de cana-de-açúcar.

Em 2020, o Rio Grande do Sul (RS) estabeleceu como meta buscar, se não a autossuficiência estadual de etanol, sua menor dependência externa, criando o Programa Estadual de Produção de Etanol Amiláceo (Pró-Etanol), pois a dependência externa do RS pelo biocombustível é superior a 99% do consumo, estimado em 1,5 bilhões de litros/ano. Para melhorar este cenário, além do cultivo de cana-de-açúcar, o Pró-Etanol incentivará matérias-primas de amido, como grãos e tubérculos.

Com a criação do Programa, terras sem uso comercial no inverno, estimadas em quase 4 milhões de hectares, poderão ser aproveitadas para o cultivo de cereais produtores de grãos amiláceos (triticale, aveia, cevada, centeio e, também, a utilização do trigo de baixa qualidade) para atender a demanda de etanol do Estado. Sorgo, milho, arroz e batata-doce no período primavera-verão, também são opções. Além de propiciar acréscimo de renda ao produtor e gerar divisas para o RS, o Pró-Etanol está alinhado às crescentes preocupações com os gases de efeito estufa e o previsível esgotamento dos combustíveis fósseis, hoje a principal fonte de energia e de poluição atmosférica, que induzem a humanidade a buscar novas fontes de energia, mais amigáveis ao meio ambiente, como o etanol 2G.

Etanol 2G, uma promessa de biocombustível para o futuro.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.