CI

O conceito de estratégia


Gabriel Colle

O Conceito de Estratégia

O termo “estratégia” provém do grego strategos, que significa “general”, ou “líder de um exército”. Apesar das diferenças entre a teoria militar grega, basicamente tática e operacional, e a moderna estratégia empresarial, com sua visão abrangente e de longo prazo, é frequente o uso da metáfora militar, devido aos aspectos de liderança. 

Kenneth Andrews, em seu livro The Concept of Corporate Strategy, de 1979, definiu estratégia como: “o padrão das decisões em uma companhia que determina e revela seus objetivos, propósitos ou  metas, produz as principais políticas e planos para se atingir tais metas e define a abrangência do negócio que será empreendido pela companhia, o tipo de organização econômica e humana que é ou pretende ser e a natureza da contribuição econômica e não econômica que pretende fazer em prol de seus acionistas, empregados, clientes e comunidades”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.