CI

PRODUTOR RURAL BRASILEIRO: CAMPEÃO MUNDIAL OU VILÃO?


Frederico Franco

Na atual conjuntura, vemos a crucificação do produtor rural e agroindústrias, como os chamados “desmatadores da floresta”, os famosos vilões da preservação vegetal brasileira e os que utilizam mais agrotóxicos.

Diante disso, para verificar essa dimensão é importante analisar a base de dados do CAR (Cadastro Ambiental Rural)  em que todo produtor é obrigado a ter, e as informações disponibilizadas contêm dados como o perímetro do imóvel rural, além de mapas das áreas exploradas, consolidadas, de preservação permanente, de reserva legal, de interesse social, entre outros.

Resultado: Em mais de 4 milhões de imóveis rurais, as áreas totalizadas de preservação equivalem a mais de 170 milhões de hectares de vegetação nativa preservada dentro dos imóveis, pelos agricultores, representando mais de 20% do território brasileiro, enquanto todas as Unidades de Conservação (UCs) totalizam 13% do Brasil.

Em relação ao uso de agrotóxicos, é importante ressaltar que o território brasileiro não está em uma zona temperada, ou seja, não temos inverno com neve que serve como interregno na produção agrícola dos Estados Unidos, Canadá, União Europeia, Rússia, Ucrânia, África do Sul, Austrália e Argentina, e como resultado eles utilizam menor quantidade de defensivos agrícolas. Assim sendo, para produzir 3 a 4 safras por ano, em um território propício para quantidades maiores de insetos, fungos e ervas daninhas, se faz necessário o uso do agrotóxico. Entretanto, se fizer análise de proporção de uso per-capita ou por hectare, o Brasil cai no ranking mundial.

Infelizmente grande parte dos brasileiros vivem de meios de informações sensacionalistas e tendenciosos, que prejudicam a credibilidade do Agronegócio que em 2017 correspondeu a 23,5% do PIB,ou seja, se não fosse o agronegócio o país não conseguiria pagar suas contas. Na Europa é comum ver como o produtor é respeitado, valorizado e homenageado como foi pela atriz francesa Catherine Deneuve que dedicou magno Prêmio da Arte Teatral, a todos os agricultores franceses. E no Brasil que dia veremos algo parecido?

Viva ao Agronegócio brasileiro!

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.