CI

Receita de Sucesso


Marco Ripoli

A RAR, de Raul Anselmo Randon, teve origem na fruticultura, com o cultivo da maçã na década de 1970. Hoje é a terceira maior produtora e comercializadora da fruta no Brasil. Nos anos 1990, montou a primeira fábrica de queijo Tipo Grana fora da Itália lançando a marca Gran Formaggio. A linha de derivados é composta por creme de leite e manteiga. A RAR produz também, desde 2017 queijo parmesão. A RAR tem, em seu portfólio, linha de importados como queijos, acetos italianos, presuntos e salames italianos e espanhóis e azeites de oliva chilenos. A empresa, com sede em Vacaria (RS), ainda conta com linha de 19 rótulos entre vinhos e espumantes e azeites de oliva a partir de vinhedos e oliveiras próprias.

A produção do Gran Formaggio iniciou em parceria com uma consultoria italiana, e de lá também foram importados maquinários para a produção do queijo. Para produzir o autêntico queijo tipo grana, a qualidade do leite é primordial, pensando nisso a RAR importou gado holandês dos estados Unidos e adquiriu uma ordenhadeira mecânica. 

A ordenha rotativa da empresa GEA trabalha em 3 turnos, sendo que atualmente, em cada um deles, são ordenhadas 1.150 vacas.

A automação da ordenha rotativa é apenas na retirada da teteira no fim da ordenha de cada animal, o restante do processo é manual.

A Ordenha possui 50 postos, e seu layout é carrossel o qual proporciona um melhor acesso ao ordenhador, os materiais usados são de alta qualidade e tecnologia duradoura, os separadores redondos fornecem maior acesso às vacas e a menor quantidade de peças móveis auxilia no conforto animal e na redução do risco de ferimentos.

Hoje são produzidos diariamente na empresa aproximadamente 45.000 mil litros de leite, que é totalmente destinado à produção do queijo tipo grana.

Após a produção do queijo, o mesmo é destinado às câmaras de maturação, onde permanece por no mínimo 12 meses para depois ser comercializado. A câmara também possui um processo automatizado.

O Robô é uma máquina importada da Itália, com finalidade de fazer a limpeza e viragem das formas de queijo durante o processo de maturação. As câmaras possuem temperatura e umidade controlada, que são fundamentais para a maturação do queijo. O robô, por sua vez, tem um papel fundamental principalmente nas primeiras semanas em que os queijos liberam um percentual maior de umidade e por isso a frequência de limpeza e virada deve ser realizada em períodos menores.

O Robô trabalha de forma automática, retirando a forma da prateleira e fazendo a limpeza da forma com escovas, ao mesmo tempo que escova a prateleira, e ao fim deste processo, devolve o queijo invertendo o lado com o qual foi retirado.

O Agro não para!

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.