CI

Infocafé de 08/04/21

N.Y. finalizou a quinta-feira em alta


Foto: Pixabay

N.Y. finalizou a quinta-feira em alta, a posição maio atingiu a máxima de +1,95 pontos fechando com +1,10 pts. A moeda norte-americana recuou 1,20%, cotada a R$ 5,5727.

A Fundação Procafé acaba de editar duas novas publicações, na forma de pequenos livros, para difundir conhecimentos sobre a cafeicultura. O livro “Avanços na Cafeicultura Brasileira” aborda toda a evolução da cultura cafeeira no país, nos últimos 60 anos. O material discorre sobre as condições do passado, como eram as lavouras, sua produtividade e as safras. Detalha as fases de erradicação de cafezais, o trabalho de renovação das lavouras, com o zoneamento climático, a abertura de novas regiões e, ainda, as ações de controle da ferrugem.

Apresenta, também, os mecanismos da pesquisa, a assistência técnica e o crédito utilizados no estímulo aos produtores. E, finalmente, chega aos dias atuais, expondo os avanços tecnológicos incorporados nas lavouras e seus reflexos na evolução das diferentes regiões cafeeiras, com o consequente aumento da produtividade e das safras brasileiras de café. O livreto “A Moderna Cafeicultura de Montanha” trata de todas as práticas para a condução de lavouras de café, com sistemas adaptados às regiões de terrenos inclinados, onde a mecanização é dificultada e, assim, com manejo predominantemente manual. Mostra a importância dessa cafeicultura, em termos das safras produzidas e do seu papel fundamental no desenvolvimento regional, em áreas sem muitas opções agrícolas.

Detalha as condições de solo e clima e das altitudes indicadas no cultivo das diferentes espécies de cafeeiros. Apresenta as recomendações mais racionais para uso dos produtores na escolha do espaçamento e das variedades, no preparo das áreas e na fase de implantação dos cafezais. Finaliza indicando os tratos mais adequados no manejo das lavouras adultas, como o controle do mato, adubação, podas, controle de pragas e doenças e na colheita e preparo dos cafés. Essas duas publicações foram escritas por técnicos experientes, que trabalham na pesquisa e desenvolvimento da cafeicultura e, por isso, constitui-se em um material muito útil, como fonte de consulta para técnicos, produtores, estudantes, professores e outros que queiram conhecer mais sobre a evolução da cafeicultura brasileira ou para aqueles interessados em promover melhorias nas lavouras cafeeiras de montanha. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.