CI

Avanço na colheita das culturas de inverno no Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul acompanha de perto o andamento da colheita das culturas de inverno,


Foto: Canva

Rio Grande do Sul acompanha de perto o andamento da colheita das culturas de inverno, com especial atenção ao trigo, que já atingiu 19% da área cultivada, totalizando 1.505.704 hectares nesta safra 2023. Os dados são do Informativo Conjuntura divulgado pela Emater/RS-Ascar, nesta quinta-feira (19/10).

Os avanços mais significativos foram registrados na região Oeste do Estado, onde alguns produtores já concluíram a colheita ou estão prestes a finalizá-la. No entanto, na região Leste, a maioria das lavouras ainda está em fase de maturação devido ao plantio tardio, e a colheita ainda não começou. Os resultados preliminares indicam uma redução na produtividade inicial, sendo necessária uma avaliação mais precisa à medida que a colheita avança, dada a variabilidade de resultados mesmo dentro de uma mesma região.

Em relação à aveia branca, a colheita avançou, e devido à qualidade do produto, houve um aumento na comercialização direta para criadores e armazenamento nas propriedades. No entanto, isso resultou em uma queda significativa no preço médio devido à qualidade inferior destinada à alimentação animal. Na região de Ijuí, a colheita alcançou 60% da área, com produtividade dentro das expectativas, mas abaixo das projeções iniciais.

A cevada também está em colheita, mas os efeitos da primavera chuvosa estão afetando a produtividade e qualidade. Na região de Erechim, as perdas são estimadas em 30%, e a redução na qualidade impactou o preço para a indústria de malte. Na região de Soledade, a situação é variável, com algumas áreas bem manejadas apresentando bom desempenho, enquanto outras, devido a deficiências nos manejos fitossanitários e chuvas excessivas, comprometem a qualidade do grão.

A colheita da canola está em rápida progressão, sendo a principal prioridade dos produtores. Na região de Ijuí, atingiu 37% da área projetada, com produtividade considerada satisfatória, apesar de uma redução em relação às expectativas iniciais, devido aos danos causados pelas geadas. A operação eficaz é impulsionada pela alta disponibilidade de máquinas para a colheita.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.