CI

Como está desenvolvimento das culturas de inverno no RS?

A semeadura de trigo foi encerrada


Foto: Canva

A semeadura de trigo foi encerrada. Conforme dados divulgados no Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, de modo geral, as lavouras se desenvolvem dentro da normalidade, estando 84% em fase de germinação ou desenvolvimento vegetativo, 14% em floração, e 2% em enchimento de grãos. Na região de Frederico Westphalen, onde estima-se o cultivo de aproximadamente 164 mil hectares, o retorno de chuvas mais significativas nos últimos dias acelerou o crescimento e o processo de floração, que chega a 25% das lavouras. A expectativa de produtividade é muito boa, pois a germinação e o desempenho da cultura estão dentro dos parâmetros de normalidade. Além disso, há novamente expectativa de bons rendimentos em função das condições meteorológicas.

Na região de Frederico Westphalen, a aveia branca se desenvolve bem. Estão 40% das lavouras na fase de germinação e de desenvolvimento vegetativo, 20% em floração, 30% em enchimento de grãos, e 10% em maturação. Em Ijuí, o aspecto visual da cultura melhorou, especialmente pelo aumento da umidade no solo. Nas áreas em estádio de floração, os ventos fortes e as chuvas provocaram pequeno acamamento das plantas em locais de maior densidade de semeadura ou no transpasse de plantio.

Nos municípios de São Luiz Gonzaga e de Giruá apresentam as maiores áreas destinadas para o plantio de canola, em torno de 6.000 e 4.500 hectares respectivamente. No momento, somente 7% das lavouras semeadas estão na fase de desenvolvimento vegetativo. Estão em florescimento 52% das áreas, 38% já na fase de formação e enchimento do grão, e 3% na fase de maturação. Os produtores aproveitaram as boas previsões de chuva para realizar outra aplicação de fertilizantes nitrogenados nas lavouras, visando aumentar a quantidade de grãos colhidos. O clima tem contribuído para o bom desenvolvimento das lavouras, que apresentam adequada população de plantas, excelente vigor e boa sanidade. No geral, até o momento, as lavouras apresentam excelente visual.

Em Erechim, onde são cultivados pouco mais de 12 mil hectares de cevada, os produtores estão realizando tratamento fitossanitário para manchas e septoriose. Na de Frederico Westphalen, 50% da cultura está em germinação e desenvolvimento vegetativo, 35% em floração, e 15% em enchimento de grãos, apresentando bom desenvolvimento. Já na de Santa Maria, em Cachoeira do Sul, 40% da cultura está na fase de desenvolvimento vegetativo, e 60% em fase de floração, apresentando adequado estande de plantas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.