CI

ZARC para cereais de inverno foi atualizado

Zoneamento Agrícola para cultivos de inverno é atualizado para gerenciar riscos climáticos na agricultura


Foto: Canva

A recente atualização do Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos (ZARC) para cultivos de inverno, divulgada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em 28 de dezembro de 2023, visa aprimorar a gestão de riscos em importantes culturas como trigo, triticale, cevada e aveia.

Essa atualização, abrangendo diversas condições climáticas, considerou riscos como excesso de chuvas na colheita, geadas durante o espigamento e períodos de seca durante o plantio e o desenvolvimento dos grãos. Além disso, o ZARC oferece orientações específicas em nível municipal, de acordo com o ciclo de cada cultura e a disponibilidade de água nos solos.

Gilberto Cunha, agrometeorologista da Embrapa Trigo, ressalta a importância do ZARC como uma ferramenta vital para a gestão de riscos na agricultura brasileira, enfatizando que a atividade agrícola está constantemente sujeita a vários riscos, especialmente aqueles relacionados ao clima.

O ZARC começou a operar na safra de inverno de 1996 com o cultivo do trigo e tem sido uma ferramenta crucial para a gestão de riscos e adoção de tecnologia na agricultura do país desde então.

As constantes melhorias no sistema foram evidenciadas na mudança mais recente, estabelecida pela Instrução Normativa nº 2 de agosto de 2022, que definiu um novo método de classificação dos solos em relação à água disponível. Essa mudança permitiu a melhor discriminação dos riscos climáticos em escala municipal, atendendo às demandas de diversos segmentos envolvidos na produção agrícola.

Os dados atualizados do ZARC, oferecendo orientações sobre períodos ideais de plantio em diferentes níveis de risco e disponibilidade de água no solo, estão disponíveis no Portal do MAPA e no aplicativo ZARC Plantio Certo. Este trabalho é coordenado pela Embrapa Agricultura Digital, com contribuições de diversas unidades da empresa em todo o Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.