CI

Já podemos projetar a safra de inverno?

Veja o que as simulações climáticas estão indicando para o próximo plantio


A seleção de cultivares de ciclo mais curto, como sugerido, é uma medida pertinente, mas outras práticas de manejo também serão cruciais no inicio da safra. A seleção de cultivares de ciclo mais curto, como sugerido, é uma medida pertinente, mas outras práticas de manejo também serão cruciais no inicio da safra. - Foto: USDA

Revisão por Seane Lennon

À medida que a safra de inverno se aproxima no Brasil, os produtores de trigo voltam suas atenções para as previsões climáticas, especialmente sob a influência da neutralidade do fenômeno El Niño - Oscilação Sul (ENSO).

Apesar da principal cultura de inverno ser o trigo, os produtores de aveia, cevada, canola, e triticale também devem se atentar às condições climáticas.

O período de neutralidade do ENSO sugere um cenário climático menos previsível, onde eventos extremos de temperatura e precipitação podem ocorrer de forma mais isolada, sem um padrão claro influenciado pelo El Niño ou La Niña. Diante deste contexto, o planejamento e a execução cuidadosa das atividades de pré-plantio a partir de meados de março, abril e maio tornam-se cruciais para assegurar o sucesso da safra de trigo.

Previsão de Chuvas: Expectativas Irregulares para Precipitações

As chuvas, vitais para o estabelecimento inicial do trigo, apresentam um padrão de irregularidade nas principais regiões produtoras. Enquanto em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Goiás as precipitações devem ficar levemente abaixo da média, criando um cenário desafiador, no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, espera-se um suprimento de umidade mais favorável em abril e maio, seguido de uma irregularidade em junho.

Diante dessa variabilidade, a gestão da água torna-se um ponto crítico. O monitoramento do solo para determinar o momento ideal de semeadura, o uso estratégico da irrigação e a implementação de técnicas para preservar a umidade do solo, como o plantio direto.

Previsão do desvio das chuvas em Abril, Maio e Junho de 2024. Areas em verde indicam chuvas acima da média, laranja abaixo da média. Fonte: Agrotempo.

 

Previsão de Temperaturas: Condições Mais Quentes em Pauta

A safra também deve enfrentar um período de temperaturas mais altas em quase todas as regiões, exceto no sudeste do Rio Grande do Sul, onde as temperaturas devem se manter mais próximas à média. A seleção de cultivares de ciclo mais curto surge como uma estratégia adaptativa essencial, visando minimizar os impactos do calor excessivo.

Além da escolha cuidadosa das sementes, outras adaptações incluem a aplicação de técnicas de mulching para reduzir a temperatura do solo, o manejo eficiente da irrigação para atender à maior demanda hídrica das plantas e o monitoramento ativo para o controle de pragas e doenças potencializadas pelo clima mais quente. Ajustar as datas de plantio e as práticas de manejo nutricional pode ajudar a evitar estresses térmicos nas fases críticas de desenvolvimento da cultura.

Previsão do desvio das temperaturas em Abril, Maio e Junho de 2024. Áreas em laranja indicam temperaturas acima da média. Fonte: Agrotempo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.