CI

Unidade de referência em ILPF busca aumento de oferta de alimento ao gado em Brotas, SP

Está sendo implantada em Brotas mais uma alternativa de produção para sistemas diversificados na URT ILPF


Foto: Priscila Oliveira

Está sendo implantada em Brotas, SP, mais uma alternativa de produção para sistemas diversificados na Unidade de Referência Tecnológica em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta – URT ILPF no Sítio Nelson Guerreiro, com o apoio financeiro da Rede ILPF. A pesquisa busca oferecer opções de espécies forrageiras predominantemente lenhosas, para aumentar ainda mais a diversificação da oferta de alimento ao gado em sistemas ILPF.

Conforme a pesquisadora Priscila Oliveira, da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), serão testadas as forrageiras guandu-anão, leucena, feijão caupi (feijão de corda) e margaridão (Tithonia diversifolia).

Priscila também explica que como a diminuição dos custos de produção e dos riscos na atividade agropecuária é um objetivo buscado pelos produtores rurais, a diversificação da oferta de alimento em sistemas ILPF pela introdução de outras forrageiras que não o capim, pode ser uma forma viável de reduzir os custos de produção, por aumentar a fertilidade do solo e da oferta de forragem com maior qualidade nutricional aos animais.

"Este estudo foi uma demanda clara do setor produtivo, por meio da engenheira agrônoma e produtora rural Maria Fernanda Guerreiro, que adota ILPF desde 2009, a partir de uma parceria com a própria Embrapa", continua a pesquisadora.

Ainda de acordo com Priscila, "a implantação das forrageiras ocorreu em janeiro deste ano e com a regularização das chuvas na região a germinação foi adequada e as espécies estão se estabelecendo bem. Neste primeiro ano de avaliação, serão obtidos dados de produção estacional de matéria seca e de participação da biomassa das espécies testadas, bem como dados do custo de implantação".

Para a pesquisadora, o importante é haver mais opções de espécies que melhorem a fertilidade do solo para as diversas condições de propriedades rurais, especialmente aquelas nas quais a cultura da soja não se mostra viável economicamente.

A equipe do projeto é composta pela proprietária da URT ILPF, técnicos da Embrapa (Meio Ambiente, Pecuária Sudeste e Florestas), Unesp-Botucatu, Esalq e Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS-SAA-SP) e parceiros locais como a Pastobrás Sementes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.