CI

Livres/soltos: INTERNET, PIX e out já são paraísos de golpes


Climaco Cezar de Souza

Livres/soltos: INTERNET, PIX e out já são paraísos de golpes

Brasil: De como, infelizmente, atuações Governamentais (todos) mal planejadas/mal implantadas e para DESENVOLVIMENTOS RÁPIDOS, mesmo que DESCONTROLADOS sem fiscalizar/punir/prender, muito facilitam e ALEGRAM A VIDA de jovens falsários com milhares de golpes diários pela WEB/PIX, inclusive à vista e/ou até com apoios/”vistas grossas” de pais, tios e até avós.

  1) SUMÁRIO -

  “No afã de desenvolver muito mais e rapidíssimo nosso País, o (s) Governo (s) estão, claramente, negligenciando muitas fiscalizações/punições fundamentais para proteger as pessoas – em especial as mais carentes, os idosos e muitos jovens ainda sérios - mais as pequenas empresas e outros. Raramente, se vê hoje, como outrora, as boas, protetoras e confiáveis fiscalizações/punições intensivas nas rodovias de quaisquer tipos (inclusive pesagens dos caminhões) MAIS, preventivamente, fiscalizações de qualidades e de preços nos varejos, feiras, restaurantes etc. Não se trata de propor um Estado policialesco, mas leiam-se abaixo que as, pelo menos, 53 tipos possíveis de fraudes (furtando/desviando R$ milhões/dia) - quase nada combatidas - na internete mais via os novos PIX - abaixo bem descritas/analisadas e sobretudo contra tais alvos fáceis acima - já está levando todo nosso comercio (e seus empregos) mais as rendas das famílias, a muitas dificuldades e perdas. Já há muitos jovens da chamada geração “NEMNEMNEM”(até acobertados pelos pais, tios, avós etc.) se dedicando ATIVA e diariamente apenas a tais ORCRIN ou ESCRIN, e tudo bem coordenado - até das prisões -, inclusive em termos de locais, tempos, etc.., e, muito pior, até possivelmente acobertados por muitos maus profissionais gananciosos (antes sérios, mas, agora, dos tipos “não estou nem ai”).

 Em 2020 - ano em que começou a pandemia no Brasil com a maioria das pessoas em casa e conectadas a WEB - o País foi o mais atingido do Mundo por tentativas de roubo de dados. 

  Em 2021, o Brasil já ocupava o 6° lugar no ranking dos países que mais sofriam fraudes na internete, sendo que mais de 150 milhões de brasileiros foram vítimas de golpes virtuais naquele ano.

  Entre 2018 até em 2022, somente o número de estelionatos confirmados na WEB do Brasil (artigo 171 do nosso Código Penal) ampliou 326,3%, chegando a 1,8 milhões de casos.

  Recente (abril/2024), o Brasil tem sido o alvo (RISÍVEL, MAS IMPERDOÁVEL) de muitas e frequentes chacotas internacionais, ao ter seu principais sistemas virtuais (internet e outros) PÚBLICOS e mesmo ALGUNS PRIVADOS em que se exigem elevadas seguranças – inclusive bancários - mais da Justiça, do BACEN e até do Tesouro Nacional/Ministério da Fazenda/SIAFI e outros órgãos fundamentais - invadidos por hackers furtadores/desviadores de dinheiros para contas próprias ou para gangues e até por golpistas da WEB com menores conhecimentos.

 Como tais Cibercrimes e similares/acompanhantes já se tratam de um grande problema MUNDIAL, atual e crescente, até A ONU nesta semana (abril/2024) resolveu orientar e agir.

 Para Melissa Fleming, subsecretária geral da ONU para comunicações globais, “É possível regular internet e manter liberdade de expressão”, mas o autocontrole não basta porque as plataformas não cumprem as próprias regras”. "Se deixarmos as plataformas cumprirem apenas suas próprias regras, não chegaremos a um ecossistema de informações saudável, porque elas não cumprirão", afirma”.

 “As Nações Unidas se preparam para lançar seus princípios de integridade de informação, e a subsecretária espera que empresas sigam essas diretrizes, apesar de a organização não ter poder vinculante”.

 “Em pesquisa global com funcionários da ONU, 88% disseram que a desinformação estava afetando negativamente a capacidade de realizar seu trabalho. Temos cada vez mais evidências de que nossos ecossistemas de informação são tóxicos e que o surgimento das mídias sociais nesta última década contribuiu significativamente para isso. E isso também resultou no declínio do modelo financeiro dos veículos de mídia independentes e de interesse público. Até em países ricos como os EUA vemos os desertos de notícias (já há cidades onde não há mais nenhum veículo de comunicação, inclusive sem rádios AM ou mini jornais)”.

 “Quando as redes sociais surgiram, os empresários do Vale do Silício eram considerados caras legais que estavam defendendo nossos interesses, conectando-nos e permitindo que reencontrássemos amigos da faculdade. Havia muita empolgação na época. Desde então, muitas coisas aconteceram, e há uma enorme preocupação com o ambiente de informação. É o contrário do que acontecia quando as redes sociais surgiram”.

“A ONU não tem poderes vinculantes, mas tem autoridade moral global, então esperamos que governos, sociedade civil, plataformas sigam esses princípios. Talvez até funcionários das empresas de tecnologia possam dizer: "A propósito, os princípios da ONU dizem tal coisa, por que não estamos fazendo isso?"

 “Na Lei de Serviços Digitais da União Europeia se basearam firmemente na liberdade de expressão. A lei entrou em vigor em fevereiro, então ainda precisamos observar. Mas é possível regular a internet mantendo a liberdade de expressão. Se deixarmos as plataformas cumprirem apenas suas próprias regras, não chegaremos a um ecossistema de informações saudável, porque elas não cumprirão. Então, precisamos de mecanismos de segurança, permitindo a liberdade de expressão. Vamos deixar os fatos se sobreporem às mentiras”.

 Vide mais detalhe em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2024/04/e-possivel-regular-internet-e-manter-liberdade-de-expressao-diz-subsecretaria-da-onu.shtml?utm_source=sharenativo&utm_medium=social&utm_campaign=sharenativo .

  A verdade dolorosa é que ainda não temos profissionais suficientes, nem com conhecimentos bastantes para conte-los. Sequer temos universidades/faculdades, públicas ou privadas, que muito pesquisem ou que bem ensinem acerca, exceto em suas propagandas de vendas.

  Todas as semanas, temos alguma notícia gravíssima de mais uma nova invasão (e que se preparem seus clientes, ou seja, o povo, que tudo banca e paga, de forma direta ou via impostos).

  O interessante é que no caso da Justiça, após migrarem todas as ações e processos etc. para a modernidade, rapidez, facilidades e seguranças do mundo virtual etc., hacker/quadrilheiros especializados tem invadido – pelo que parece até facilmente – tais sistemas, inclusive para soltarem e/ou descriminalizarem criminosos perigosíssimos.   

 ENTÃO, DE CARA, JÁ VEM A SEGUINTES INDAGAÇÃO: "Precisamos mesmo (o Povo do País) - neste momento fundamental para muitos - deste tipo de INTERNETE E DE PIX, QUE OPERAM - visivelmente/comprovadamente, como se verá nos muitos casos reais e exemplos a seguir, BEM MAIS PARA O MAL E NÃO PELO BEM E PAZ DOS BRASILEIROS?"

  ASSIM – SEM QUE NINGUÉM POSSA OU SE INTERESSE EM REALMENTE CONTER - QUASE QUE TUDO NA WEB BRASIL JÁ ESTÁ UMA GRANDE E INFELIZ VERGONHA.

  O Congresso - talvez até legislando mais em “causas próprias ou dos partidos” -  pouco tem melhorado/fiscalizado acerca e em tempo (muitas propostas estão paradas há anos, inclusive as do novo Marco Civil da Internet), parecendo mais, talvez, com a “Prostituta de Roma”, OU SEJA,  o tempo todo OU está CRIANDO CONFUSÕES com a Justiça (em especial com o Supremo e seus Ministros e propondo novas Leis, Mudanças e até PEC, algumas sabidamente inconstitucionais (e contra uma Constituição Federal que eles mesmos criaram) em vez de proporem e de votarem, rápido, novas leis essenciais para um “novo Brasil” seguro e justo – e/OU tal Congresso OU ESTÁ ATRASANDO E/OU TENTANDO ADIAR AS APLICAÇÕES DE  PROPOSTAS DO EXECUTIVO (até fundamentais e algumas bem-vindas), tudo a mando, bem mais – não de ideologias pessoas – mas, apenas, dos interesses de alguns partidos (o que, com certeza, todo o povo – de qualquer ideologia política -  bem acompanha e também detesta).

  Já o JUDICIÁRIO – além de ter um parco contingente (mal remunerado em alguns locais, pouco apoiado e mal incentivado, mas ainda combativos, grupo de juízes, funcionários, policiais, servidores etc. FICA COM AS MÃOS COMPLETAMENTE AMARRADAS, pois já não consegue solucionar nem 30% dos milhares de casos diários que lhes chegam e que ainda ampliam muito a cada ano, sobretudo por faltas de leis claras, bem mais fiscalizatórias/punitivas e que não protejam os bandidos - quando de suas capturas/prisões como nos famosos casos de “prende e solta” em que muitos juízes têm que operar somente com base nas Leis vigentes (sobretudo nas chamadas de proteções de menores e de outros tipos marginalizados). Até os valores das multas aplicadas (apenas, absurdos R$ 293,47, por dirigir falando ao celular) são irrisórios (em especial antes os de outros países) e precisam serem muito corrigidas, rapidamente, mas com novas Leis congressuais.

  ASSIM, ALGUÉM (MUITOS) PRECISA (M) MUDAR ISTO TUDO E MUITO RÁPIDO, SENÃO EM MAIS 10 ANOS NOS TORNAREMOS num novo “MEXICOHAITILOMBIA” (nada contra tais países, mas, todos já com reconhecidas atuações criminosas contra seus próprios povos - nefastíssimas e históricas - de milhares de quadrilheiros, mafiosos e criminosos organizados etc.., que eles não conseguiram combater no início ou EM QUE NEGLIGENCIARAM OS COMBATES), o que ninguém quer para o Brasil, nem os políticos, nem os partidos.

  “CHEGA DE DARMOS TIROS INCIVILIZADOS NOS PRÓPRIOS PÉS E QUE MUITO PREJUDICAM O POVO MAIS NECESSITADO DE NOSSO PAÍS”.

  2) ARTIGO -

  JÁ MUITO ME IMPRESSIONA HÁ TEMPOS (e a tendencia é só piorar, vez que os Governo Federal, Congresso, Assembleias Legislativas Estaduais, Órgãos de Classes, Ministérios da Justiça/MDIC/Ciência e Tecnologia/Anatel, CNJ/Juizados etc., Entidades e, provavelmente, até as muitas Policias etc. tão cedo irão esboçar quaisquer reações/fiscalizações MAIS serias/muitas punições contra e por diversos motivos como debateremos a seguir), TANTO os elevados volumes mais as inteligências, COMO as, prováveis, e inteiras liberdades de ações DAS BANDIDAGENS DA INTERNETE E DAS VENDAS DIRETAS NOS VAREJOS. São milhares de ações diárias não mais isoladas, mas já operando em cadeias/quadrilhas/redes e DE LOCAIS MUITO DISTANTES ENTRE “SI” E ATÉ DO EXTERIOR, tudo também graças aos novos sistemas rápidos de comunicações e envios de dados com, possivelmente, via Watts-app, Facebook, Instagram, X e similares – vide diversas comprovações ao final.  

  O mais interessante é que durante todo o tempo que levei para pesquisar e escrever este pequeno diagnostico orientativo, questionador e amigo, MEU LAPTOP foi seguidamente ATACADO POR UNS 03 VIRUS MUITO POTENTES, o que rapidamente desligavam tudo e até deletavam o que eu já havia escrito. É O MAL SEMPRE AGINDO.

  Não se tratam apenas das enganosas e prejudicais “FAKE NEWS” - talvez, o inicio de tudo e que o nosso Congresso tão cedo irá querer/poder realmente regulamentar, como tudo indica -, mas de seguidas ações muito piores e para roubarem muito mais, de muitos e quase que livremente (vide as muitas - quase que 50 DIFERENTES e até complexas - técnicas para roubos seguidos nos links ao final).

  Muitos dos principais alvos fáceis deste exército de golpistas do mau e já muitos atuantes (até livres, leves e soltos) são, especialmente, as pessoas humildes, classe média baixa, agricultores familiares, pequenos empresários etc.., a maioria com pouco preparo e do interior e da área rural, mais, sobretudo, aposentados, seus dependentes, MCMV e vivendo até com Bolsa Família etc.

  Tudo isto ocorre e muito, e a cada hora do dia, e quase que com totais liberdades de ações dos muitos golpistas - muito bem coordenados e associados/acobertados até pelas Leis e formas contábeis/normas bancárias etc. Muitos dos golpes são executadas por jovens de 15 a 29 anos das chamadas gerações “NEMNEMNEM” (e/ou das gerações “Z” e “A = alfa”), alguns executados até às vistas e talvez até incentivados/perdoados pelos milhares de pais, tios e avós, que até se fingem não culpados e/ou não conhecedores das técnicas mais dos crimes nem de técnicas de internete, embora vejam seus descendentes todos os dias – sem trabalharem – mas, circulando ou gastando muito dinheiro e com bens altamente suspeitos, exceto para eles.

  Claramente, eles TÊM em roubos na INTERNETE ou no varejo físico ou nas vendas diretas etc. (SOBRETUDO COM OS NOVOS PAGAMENTOS POR PIX PRÉ-PAGOS, que não podem ser recursados nem devolvidos nem controlados) e outras formas de PIX também facilmente burláveis e ilegais, - vide diversas ao final - suas elevadas receitas diárias. Todas têm que ser bem divididas – obrigatoriamente - como autorizado/pré-combinado/exigido pelo chefe regional das ORCRIM (até porque envolvem elevados riscos “entre eles”, se descumpridos os acordos/instruções), inclusive a ser dividido por e para todas os integrantes da gangue, inclusive com os chamados baby/laranjas, ou seja, com menores de idade e que já podem abrir suas contas bancárias virtuais rápida e livremente (há bancos que já abrem se acima de 14 anos).

A maioria destas novas contas frágeis segue claramente para muitos roubos – vide detalhes ao final; também liderados até por prisioneiros das cadeias, onde recebem chips (quase que diariamente) e até levados por familiares etc. Talvez seja, infelizmente e vergonhosamente, possível que até que alguns da Justiça pode ser que também protejam muito tais delinquentes contumazes/aprendizes, vez que se avolumam tais decisões “prende/solta”, vergonhosas para todos, mas nunca para eles.

  Contudo, alguns de tais possíveis protetores dos judiciários/contábeis/OABs – até sérios - sempre alegam que se baseiam para tanto nas nossas fracas leis vigentes e ainda muito vergonhosas e, tudo isto, talvez até com os CNJ, OABs, CORECONS etc., talvez pouco, ou nada, presentes e, muito menos, rápidos os suficientes, como se exigem em tais situações de pânicos/milhões de roubos pela WEB e golpes e estelionatos, até físicos, em todo o País (até porque podem – ou sempre alegam - não terem elementos suficientes e habilitados para tanto).

 Além disto, por outro lado, e sem ser muito negativista -, mas realista, patriota e honesto -, vos pergunto?

 1) Há quanto tempo (exceto nas propagandas favoráveis/desculposas/sempre prontas/decoradas/até risíveis das TV e sites etc..), o Senhor não é parado por uma blitz nas estradas federais pela famosa PRF e/ou das Policias Rodoviárias Estaduais, como era praxe e frequente há uns 20 anos?

2)  Idem, sobre ver caminhões e ônibus sendo fiscalizados/autuados nos postos de tais PRF e/ou das Policias Rodoviárias Estaduais, como também era praxe e frequente há uns 20 anos?

3)  Idem nas caríssimas balanças de pesagens/multas de caminhões nas Rodovias Federais mais nas Rodovias Estaduais, situações (sobre pesos por eixos) que acabam, rapidamente, com nossos asfaltos e que muito encarecem e aceleram suas necessárias renovações?

4)  Idem, sobre fiscalizações/punições das Policias Sanitárias, PROCONs etc. nas áreas de alimentos dos supermercados e/ou nas cozinhas dos restaurantes, bares etc.. como era praxe saudável e muito frequente há uns 20 anos?

 De verdades, TODOS SABEMOS, DE ANTEMÃO, QUE OS VALORES COBRADOS PELAS MULTAS NO BRASIL SÃO IRRISÓRIOS e não são feitos para educar, via punições realmente severas e muito mais nos bolsos, onde sempre doem e educam muito mais (sobretudo quando comparados aos valores praticados no exterior), o que facilita tais crimes repetidos. Por exemplo, o atual valor por falar ao celular enquanto dirige é MESMO TALVEZ UMA VERGONHA CONGRESSUAL ANTERIOR (tipo como as famosas prestações das Casas Bahia) - E APENAS DE......R$ 293,47, e isto mesmo COM TODOS OS IMENSOS RISCOS ENVOLVIDOS PARA “SI” E PARA TODOS.

 É obvio que cabe somente ao Congresso, debater, rever e aprovar todas as ações fiscalizatórias, de muitos tipos e locais, para realmente punirem pesados (talvez até se esquecendo de seus próprios bolsos), inclusive da renovação do Novo Código Cível (em atual apreciação lenta e com muitos partidos tentando serem donos) MAIS de um novo Código Nacional de Transito, apenas já muito emendado (o vigente é de 1968 e, parte, desde 1997) MAIS DO FUNDAMENTAL E NECESSARIAMENTE RÁPIDO  e possível Novo “Marco Civil da Internete” (como já se faz em todo o Mundo e até a ONU recomenda para imediatamente - vide dados e recomendações no sumário inicial), inclusive da sua antiga Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD de 2018, Marco aquele em atual apreciação lenta e com muitos partidos também tentando serem os donos, sendo que o antigo é de 2014 e muito falho/incompleto etc., MAS ....

 Assim, visivelmente, estamos nas seguintes situações políticas/administrativas/socioeconômicas muito perversas e penalizantes para todo o povo pobre, mas muito honesto e vigilante, quando pode: O Governo estimulou as compras e usos máximos de milhões de celulares mais redes de telefonias e internetes (desde 3G até 5G) e até de muitas TV por “streaming” e/ou por redes moveis, mas não FAZ O DEVER DE CASA DE PROTEGER SEUS USUÁRIOS CONTRA TAIS FRAUDES, ATÉ FÁCEIS E BEM ANUNCIADAS.

 Assim, “O (os) GOVERNO (s) - no afã de desenvolverem tudo rapidamente no País - parece (m) que até já liberou (aram) tudo que pode prejudicar/atrasar isto e, em especial, tomar os empregos de jovens sérios e os salários e as rendas dos mais pobres, quase ou talvez até já permitindo (e/ou até fazendo vista grossas e lentas) para que todos até sejam roubados pelas milhares de gangues de internete e PIX em ações horarias/diárias. Afinal, tudo ocorre sem quaisquer controles ou quaisquer punições e quaisquer medos/temores pelos golpistas - que atuam quase que livremente nos milhões de canais da internete diária e, idem, em muitos outros tipos golpes e em todo o País e que sequer dispõe de Leis efetivas para tais combates, pois até os Congressistas talvez até parece que fingem que “nada é com eles”.

Ainda, no caso dos milhares de golpes diários pela internete, embora também muito importante/até fundamental neste momento, afirmo que também, já ocorrem, infelizmente, muitas fraudes de vendas nos muitos anúncios diários até do próprio “google” e similares e, em geral, por empresas/marcas novas, poucas conhecidas e de locais distantes - vide bem mais detalhes até operacionais abaixo, infelizmente.

 Afinal, É FACÍLIMO E RÁPIDO abrir uma nova conta digital num Banco sem agencias e que sequer tem sede visitável e/ou funcionários de nossas confianças, e/ou abrir uma microempresa, MEI ou similar no Brasil. Tudo pode ser feito sempre pela internete – com todos os falsários/golpistas profissionais apenas assinando apenas termos de responsabilidade - fora das realidades  mais com juras e promessas vãs - que sequer leem e que dificilmente serão executados juridicamente e/ou cumpridos pelos PROCONs e similares (pois, não temos leis fortes e protetoras acerca nem contingentes realmente preparados para tanto). Talvez até alguns grupos contem com possíveis ajudas (são assuntos e escolhas complexas) de possíveis contadores e até de possíveis advogados – alguns inescrupulosos e muito ambiciosos - que, possivelmente, até as OABs e os CORECONS já não conseguem orientar nem fiscalizar nem exigir nem punir.

 Também, ocorrem diariamente muitas operações de falsários na WEB, e outras formas, com pagamentos imediatos e não fiscalizados/controlados (BACEN, FEBRABAN, Receitas etc.) por PIX de diversas formas (vide lista e analises de golpes com os recentes PIX ao final), sobretudo se pré-pagos. Nestes casos, não podem haver retornos/estornos, mas tudo ocorrem sem recuos e sem fiscalizações/sem possíveis bloqueios e mesmo se com suspeitas de muitíssimas fraudes diárias por não entregas, não vendas e/ou com baixas qualidades/ou de itens usados. São golpes de PIX cada dia mais intensos e frequentes (obs.: fora os perigosíssimos pagamentos com PIX, os controles, bloqueios e estornos de pagamentos etc., hoje, somente são possíveis, se forem com prestações sequenciais com cartões de credito, assim até bloqueáveis a cada mês e estornáveis, mas que o Governo e o BACEN também já querem dificultar ou banir, tudo para o PIX triunfar).

 Assim, até parece que AS OPERAÇÕES POR PIX vieram NÃO para ajudar os CONSUMIDORES honestos – EM ESPECIAL OS MAIS HUMILDES - MAS, SIM, os jovens bandidos/WEB-estelionatários/aprendizes de bandidos etc.

 Até alguns deles - menos temerosos/mais confiantes/já experientes/conhecedores das muitas fraquezas do Estado-Policias-BACEN etc./já falsamente protegidos ou se achando “com costas largas” - abrem hoje, também facilmente/rapidamente, uma falsa empresa comercial num local com endereço falso ou alugado/associado, onde dão e darão muitos prejuízos de R$ milhões pela internete em todo o País. Após muito lesarem, burlarem e lucrarem elas as encerram em até 90 dias, abrindo outra da mesma forma em outro local completamente diferente, se possível bem distante e com pequenos e até humildes aparatos fiscalizatórios - ainda com poucos agentes e/ou mal aparelhados etc. Isto já se torna frequente, mesmo com atuações das Inteligência Competitiva Militar  com agentes ainda mal pagos em alguns Estados e/ou muitos ocupados e/ou mal valorizados/mal incentivados e, PIOR, já com milhares de crimes bem mais graves para solucionarem. Pior é que com isto tudo acontecendo e já ampliando muitíssimo numa situação de Leis Congressuais - ainda pouco evoluídas e/ou fraquíssimas e/ou preguiçosas e até, possivelmente, muito permissivas e/ou até incentivadoras de corrupções nos diversos tipos e níveis locais/regionais/estaduais etc..- e até de atuações negativas/ou muito permissivas de possíveis agentes jurídicos nas comarcas dos tipos “prende e solta”, a maioria até legais, infelizmente, daí tais possíveis inações Congressuais serem meu principal foco neste artigo questionador e propositor, honesto e para o bem das pessoas.

 Também, adicionalmente no dia-a-dia de todos esses agentes há muitas ações perigosíssimas e que tomam muito tempo para resolverem etc. (o watts-app também ajuda muito nestes teletransportes de dados, facilmente deletáveis após usos, e com suas comunicações rapidíssimas etc..; obs.: vide também, ao final, os muitos crimes que o watts-app também ajuda a cometer e/ou facilita). Com certeza - de formas isoladas ou conjuntas - os Governos; Receita Federal; BACEN; OABs; CORECONS; demais Conselhos; ABIN; Ministério da Justiça, Magistraturas e demais; Policia Federal e demais Policias Civis e Militares dos Estados etc. já não dão conta – nem darão tão cedo - contas de fiscalizarem/deterem/comprovarem/punirem nem 30% de todas estas atividades criminosas atuais desses tipos ou semelhantes, cada vez mais de ORCRIM (Organizações Criminosas) mais de ESCRIN (Escolas dos Crimes).

A maioria desses órgãos/entidades locais/microrregionais, infelizmente (NOVAMENTE POR LEIS FALHAS), somente conta com poucos agentes disponíveis e não com falsos aparatos das suas propagandas, sobretudo nos locais distantes, onde sequer as pessoas, consumidores lesados, clubes de serviços, entidades, imprensa e comerciantes pouco, ou nada, os apoiam (mais seus familiares, humanos) e raras são as Prefeituras que os ajudam, cedendo/emprestando por baixos custos, bons alojamentos, alimentações etc. (quase sempre, alguns produtores rurais em especial da agricultura familiar local são algumas das poucas exceções). Muitas delegacias/quarteis têm até sua energia elétrica, água e internet – fundamentais para um mínimo de decência e de conforto humano, mais que merecidos - cortados por falta de pagamentos pelas Prefeituras, geralmente, as responsáveis por isto nos convênios ou por decências. “AFINAL, PODE ATÉ VIR A PERGUNTA EM ALGUNS LOCAIS? “SEM APOIOS E GANHANDO MAU, CORRER RISCOS PARA QUE?”

 Assim, percebe-se que, recente, o Brasil QUER DESENVOLVER MUITO, RÁPIDO E DE QUAISQUER JEITOS e FORMAS, mas sem, evidentemente, estar bem preparado para tanto, inclusive NÃO SE IMPORTANDO COM OS INÚMEROS E IMENSOS PREJUÍZOS FINANCEIROS (também socioambientais) que já são e/ou ainda serão CAUSADOS A TODO SEU POVO E, PIOR, já LEVANDO MILHÕES DE jovens - e até muitos estudantes subsidiados - PARA OS CRIMES cibernéticos diários (vide meus artigos recentes acerca neste mesmo site, em/ especial, sobre os e-commerce e as não atuações do “Marketing Digital” mais dos “Call Centers” mais dos possíveis crimes diários dos tais “Digital Influencers”).

 Por outro lado, complementando, parece que o Regime Jurídico nacional já está completamente perdido, até porque há imensas faltas de Leis claras e bem construídas sem brechas de negociações - que somente prejudicam suas aplicações - e realmente punitivas. Quem suporta ou tolera saber de alguma “soltura” criminal clara - mal feita e até suspeita algumas vezes - pelo magistrado regional do famoso “prende e solta”. Alguns até se reportam dizendo que estão atuando/se desculpando com bases em nossas Leis falhas e que o Congresso não quer mudar, a não ser, talvez, se pelas benesses próprias. Tais solturas muitos rápidas e até frequentes estão ficando cada vez mais comuns e que muito prejudicam/impedem/desanimam as boas atuações (não criminosas nem ilegais nem violentas) de todas as nossas policias e forças semelhantes, inclusive fiscalizatórias/punitivas.

 CHEGO A SUPOR QUE GRANDES MAZELAS SÃO CRIADAS E MANTIDAS NO BRASIL POR FALTA DE MÃOS CONGRESSUAIS E EXECUTIVAS FORTES QUE AS CONDUZAM, POIS, A MAIOR PARTE DAS LEIS – E PARTE DA ATUAL CONSTITUIÇÃO - SE TORNAREM POUCO CLARAS - e QUE NÃO MAIS ATENDEM OU ESTÃO COMPLETAMENTE FORA DA VONTADE e as realidades do nosso POVO.

 PEGA MUITO mal todos verem seus Congressistas terem que NEGOCIAREM TUDO e ATÉ CEDEREM no que não concordam (abem que seus eleitores, idem), mas tudo EM NOME apenas dos interesses dos seus PARTIDOS, TALVEZ QUE PENSAM MUITO MAIS “EM SI”, do que nos seus eleitores.

 “POLITICA, afinal, NÃO É PROSELITISMO RELIGIOSO NEM EXERCÍCIOS DE DIPLOMACIAS NEM DE GRUPISMOS, POIS NEM TUDO SE PODE CEDER OU SE MUDAR, em nome de tais atuações até pouco éticas, SENÃO É O POVO QUE SEMPRE PAGA E DE MUITAS FORMAS”.

 Já o nosso atual e combativo CONGRESSO, talvez, infelizmente, parece que está completamente fora da realidade e dos interesses reais dos seus eleitores e do País (pode até, infelizmente, talvez ser considerado como um dos piores dos últimos 30 anos), se preocupando talvez muito mais com interesses pessoais, familiares e das dezenas de até maus partidos que os elegeram (ANTES ERAM APENAS 2 OU 3 E TUDO ATÉ QUE FUNCIONAVA BEM MELHOR, MESMO QUE POLARIZANDO, pois sempre se chegavam a bons acordos para o País).  

 Pode ser, talvez, até que a maioria dos atuais Congressistas já perderam até seus ideais/ideias, sejam de Esquerda ou de Centro ou de Direita. Com quase que total mal assessoramento interno - salvos algumas exceções quando ouvidos/analisados/propostos pelos excelentes concursados das 02 casas (embora estes muito lentos e temerosos), seguindo e até obedecendo bem mais as centenas de instituições lobistas. Estas muitas, sabida e até comprovadamente, até muito tentam convencerem para seus - sempre patrióticos (sic) - interesses apenas pessoais/empresariais, e/ou perturbarem muito tais Congressistas. Estes muito precisam mesmo mesmo é de muita paz e tranquilidade para bem lerem, bem analisarem, debaterem somente com seus eleitores e, então, decidirem, apoiarem e votarem não somente “por si”, mas mediante o que seus eleitores pediram ou escolheram. DIGAM-ME, SINCERAMENTE, QUANTOS CONGRESSISTAS FAZES, REALMENTE, ISTO HOJE E PREVIAMENTE? AFINAL, NÃO É PARA ISTO QUE ELES FICAM FORA DE BRASÍLIA E EM SUAS BASES POR 04 DIAS POR SEMANA.

Assim, mesmo que o lobby já seja uma atividade legalizada, há de SE EXIGIR MUITO MAIS CIVISMO, CRISTIANISMO, PROFISSIONALISMO E RESPEITO PESSOAL aos SEUS contratantes e aos integrantes/diretores/integrantes das cerca de 70 Entidades e Órgãos lobistas diversos - mais de ONGs, Sistema GIFE etc. - com suas centenas de Agentes muito bem pagos (até já fiz parte deles, mas, após me aposentar) que se alojam em Brasília apenas e para muito perturbarem os Congressistas e funcionários dos Ministérios e de outros Órgãos. Em geral, eles passam 03 dias por semana planejando os “botes” e as “ações” (com exigências ou apoios das suas matrizes, a maioria de Grupos Econômicos, Bancos de renome, Corretoras, Empresas e Cooperativas, quase todas riquíssimas, do Centro-Sul, incluindo Centro-Oeste) e, possivelmente, até atuando/talvez até perturbando nos Ministérios e demais órgãos e apenas 03 dias por semana nas suas execuções, mas somente quando os Congressistas por lá já estão. SEUS NOMES, Suas ações e seus efeitos, raramente, são divulgados aos públicos, até por medo de eleitores e consumidores começaram e e boicotar e até bloquear seus contratantes.

 Com tantas pressões constantes - e até certos despreparos pessoais - e/ou para lidarem com as elevadas e visíveis pressões por submissões aos muitos lobbies apenas pessoais ou empresariais/grupais diários (também chamados de apoiadores financeiros, quando das candidaturas, ou seja, cobradores) e interferindo diretamente em centenas de assuntos/decisões (que são fundamentais para o País mais para seus próprios eleitores), tudo quase que param nos debates mais nas votações. Idem muitas atuações de possíveis Congressistas até brilhantes se APAGAM quase que completamente OU SE ANULAM e sem gerarem credibilidades pessoais para seus eleitores anteriores e futuros. Quando as votações são nominais e abertas - a maioria atual, felizmente - ocorrem verdadeiros desesperos nos gabinetes quando tais votos e resultados são divulgados e expondo muito, para o bem ou para o mal, os nomes de cada votante.

Também, parece que a maioria de tais Congressistas – especialmente os mais novos, sempre os mais afoitos  e/ou querendo mostrarem resultados - se submetem muito desde o início aos elevados interesses e grandes interferência dos seus partidos (cujas siglas e dirigentes talvez somente querem sobreviver e talvez se garantir nos próximos 20 anos), nosso nobre Congresso, infelizmente, talvez pode até passar 50% do seu tempo somente preocupados em bater e em enfrentar o SUPREMO, mesmo que sabidamente desafiando/descumprindo, claramente, a Constituição Federal, que eles mesmo criaram.

Já são praxes as tentativas de criações forçadas e muito conhecidas de Projetos de Leis e até de PEC (Proposta de Emenda Constitucional), mesmo sendo ilegais e inconstitucionais. Isso já ocorre até rotineiramente (já tomando muito tempo dos analistas da casa mais das comissões especializadas e até dos plenários) e ocorrem, tanto por alguns Congressistas até repetitivos, como, pior, até pelos seus Partidos de renome, e tudo para apenas para alguns justificarem seus votos recebidos MAIS para aparecerem nas reuniões e debatesse nas Comissões MAIS NAS ANALISES DIÁRIAS DA IMPRENSA. Afinal, a maioria são propostas de Leis com elevadas despesas/custos, sem que se apontem as origens dos seus recursos ou sejam, de suas receitas, aliás como a Constituição exige e que todos os Congressista já sabem, até previamente, disto. No caso das propostas de PEC, a maioria fere as cláusulas pétreas-imutáveis da nossa própria Constituição e que o Supremo protege e bloqueia totalmente (pois somente são mutáveis, quando se convoca e se aprova uma nova Assembleia Constituinte). INFELIZMENTE, TAMBÉM POR DIVERSOS MOTIVOS, A IMPRENSA POUCO OU NADA EXPLORA ISTO EM SEUS DEBATES E NEM AS BEM INFORMA PARA O POVÃO (SOMENTE DE FORMA BEM SUPERFICIAL) E DE FORMA A NÃO SE DAREM NOMES, PRÉVIOS, AOS BOIS DE CADA BOIADA.

 Nos demais 40% dos tempos uteis dos Congressistas (em Brasília, a semana tem apenas 03 dias por semana, SITUAÇÃO interminável e que o povo não quer e não gosta, pois até quintuplica os custos com viagens semanais intermináveis de seus representantes Congressistas e até de parentes expertos, ELES SE DIVERTEM EM MUITO QUESTIONAREM E ATÉ PREJUDICAREM O EXECUTIVO FEDERAL e talvez até SEM NENHUMA PROCEDÊNCIA/RAZÃO (talvez critiquem somente porque o partido assim exige, a não ser que para desejo próprio e/ou para obedecer integralmente e até sem pensar as possíveis loucuras dos Partidos e/ou somente aparecerem para seus eleitores, nós seus trouxas, na imprensa). Assim, tais muitos QUESTIONAMENTOS/BOICOTES aos Executivos, Estatais etc. - não importa quem seja nem de qual partido ou de ideologias -, podem OCORRER tudo, talvez, a mando de seus Partidos, ou seja, quase que sem nenhuma ideologia e talvez até cunho moral para debater e negociar, MAIS DOS INTENSOS LOBBIES. Afinal: PIOR COM ELES OU RUIM SEM ELES?

 PIOR É QUE, talvez, ESTA RELAÇÃO semanal - DIRETA E QUASE QUE ESCRAVA – de possível OBEDIÊNCIA/SUBMISSÕES DE MUITOS CONGRESSISTAS (até muito bem preparados e com ótimas propostas) aos seus PARTIDOS E AOS LOBISTAS em volta SE REPETEM NOS DIA-A-DIAS DOS LEGISLATIVOS FEDERAIS MAIS nos ESTADUAIS E, PIOR, ATÉ TAMBÉM INFLUENCIANDO/REPETINDO/SOMANDO AOS DE EXECUTIVOS e aos de JUDICIÁRIOS FEDERAIS MAIS DE TODOS OS ESTADOS.

 A IMPRENSA BRASILEIRA, por seu lado, – embora muito preparada - TAMBÉM parece estar muito desmotivada, sem garras, bem perdida e talvez também intensamente lobizada e/ou apenas obediente aos seus patrões e com seus interesses diversos e pouco claros, a maioria em nada patrióticos e/ou nada justicialista e/ou nada cristãos. Outrossim, também parece estar completamente SOLTA E/OU SEM O NORTE, REAL, DOS NECESSÁRIOS PATRIOTISMOS e tudo até talvez até sem nenhum controle do que seja decência e ética e não se tratam de CENSURAS nem de controles da liberdade de expressão, mas de obedecerem às Leis fundamentais em prol do País, aliás como está na Constituição.

 AFINAL, O TEU/MEU DIREITO SOMENTE INICIA QUANDO ESTAIS/ESTAMOS CUMPRINDO ANTES OS TEUS/MEUS DEVERES, NÃO O CONTRARIO.

 CONCLUINDO, VEJAMOS AGORA uma coletânea atual com os principais golpes de internete vigentes no País.

 Todos foram exarados por entidades corajosas e serias, sendo uma até pela SAUDOSA DAS MUITAS AÇÕES, DE BEM ANTES, ANATEL.

 Seria bom que, além de leres e de se inteirares dos títulos de cada fraude, em andamentos recentes no Brasil – até para se defender e também denunciar as Policias e Órgãos locais como sugeridos nos textos -, mesmo que sendo por/para tentativas -, procurasses bem saber e bem investigar as principais formas operacionais destas milhares de quadrilhas de jovens/pais/tios/avós/encarcerados ou não etc., que já atuam quase que livremente no País.

 Os links que usei nos meus estudos e análises estão todos ao final E SÃO FACILMENTE ACESSÁVEIS, COM AS DEVIDAS CALMAS, POIS HÁ MUITOS TERMOS TÉCNICOS E DE INTERNETE.

 ASSIM, complementarmente, vejas neste mesmo site meus seguintes artigos recentes, também muito inovadores e estratégicos – como sempre - e na mesma linha editorial - vide links ao final.

A seguir apresentamos os principais golpes de internete e outras formas atuais (vide após todos os links com detalhes operacionais e até sobre como se proteger, mas somente de alguns):

1)       Falso site espelho (muito parecido com o de grandes empresas, sobretudo de e-commerce);

2)       Golpes das compras baratíssimas, APARENTEMENTE LEGAIS, no Google e similares DE MERCADORIAS INEXISTENTES (inclusive com CNPJ de locais distantes e por curto prazos MAIS de contas bancarias virtuais vigentes e para recebem muitos pix) – vide detalhes a seguir;

3)   QRCODE;

4)  Falsa Central Telefônica; 

5) Sequestro relâmpago com transferências via PIX;

6) Roubo ou furto de celular (até assaltos), tudo para fraude bancária;

7) “Phishing”;

8) “Pharming”;

9) “Hoax” (ou boato);

10)  Pirâmides financeiras;

11) Cartão de Credito Falso;

12) Possível Golpe bancário legal para conceder/ampliar limite de Cartão de Crédito para Negativados, chamadas de operações legais de Viracredito/Geracredito etc. (vide mais detalhes a seguir);

13)   Falsa Vaga de Emprego;

14)  Abertura de contas em banco, em especial digital;

15) Compras pré-pagas com PIX, sobretudo para fretes que o site de vendas não faz nem se responsabiliza por tal (trata-se de golpe já frequente e em forte ampliação, até com possível participações/negligências de funcionários dos sites de vendas). Vide mais detalhes a seguir;

16) Diversas outras fraudes e golpes com PIX;

17)  Digitação de CPF e telefones/watts-app em Farmácias e/ou Supermercados etc. (dados que poderão ser usados pelos fabricantes para te encherem o saco com mensagens  mais ofertas horarias e/ou serão vendidos para outros golpes);

18) Roubo em seu banco, de dados pessoais, negociais e até de parentes contidos em teu celular;

19) Falso “delivery”;

20) Falso leilão;

21) Falsa rifa;

22) Falsa Entrega de mercadorias compradas baratas, desde que recebidos os fretes antes pelos falsários via por PIX pré-pago, mas que nunca serão entregues;    

23) De aniversário e de datas comemorativas, até pedindo tuas doações para presentes para teus parentes e amigos;

24) De falsas entidades mais de igrejas, pet clubes, clubes de serviços e de ações sociais/caritativas, todos pedindo ajudas, oferecendo orações e até garantindo graças;

25) “Boa Noite Cinderela”, com encontros criminosos marcados/combinados pelo Watts-App ou por Tinder, Ashley-Madison, Pula-Cerca e outros sites de relacionamentos/amizades suspeitas;

26) Fraudes bancarias e invasões com usos de “internete banking”;

27) Fraudes com copias de cartões e de impressões digitais nas maquinas de saques bancários;

28) Sequestros, roubos e furtos pessoais mais de parentes, pets etc.;

29) Golpe do falso “Motoboy”;

30)  Golpe das Falsas vendas nas portas de itens de baixo custo (como panos de prato, frutas, panelas etc.), a maioria apenas para bem espionar as fraquezas das residências para roubos e assaltos noturnos ou posteriores);

31) Golpe da conta falsa no watts-app (também, já comuns e também já usando o Facebook, Instagram, X-Twitter; Telegram etc.)”;

32) Roubo da foto de perfil do watts-app para mais pedidos de dinheiro;

33) Falsos anúncios de vendas e de promoções pelo Watts-app;

34) Versões exclusivas do WhatsApp;

35) Ofertas de emprego tentadoras em sites com grandes vendas via Watts-app, como no Amazon, Aliexpress etc.“.

Na prática operacional diária, o possível Golpe bancário legal para conceder/ampliar limites de Cartões de Créditos (possivelmente devidamente autorizados pelo BACEN), chamadas de operações de Viracredito/Geracredito em que um Banco, em geral virtual, concede ou amplia limites de seus Cartões de Créditos (sobretudo para negativados), mediante a aplicação anterior de qualquer valor em CDB legais e transferíveis (atuando mais como uma garantia do limite do cartão), mas com prazos mínimos de vencimentos/liquidações de 03 anos. Assim, o cliente/consumidor fica lesado por no mínimo 02 anos, pois as prestações máximas a pagar pelas compras em seu Cartão de Crédito serão de 01 ano (12 meses). Para despistar – e alegando apenas atenderem as vontades e fomes de os consumidores negativados ou não etc. terem seus cartões (para suas compras Casas Bahia), tais Bancos, então, liberam aos poucos pequenas atualizações, apenas inflacionárias mensais, dos valores de tais CDB e que podem aplicar livre, ao seu critério e legalmente (um mega cochilo do BACEN, assim como nos PIX, talvez a pedido da poderosíssima, mas talvez estranha/talvez impatriota, FEBRABAN) por 2 anos, somente se transformando em CDB reis para os Bancos, provavelmente, nos últimos 30 a 60 dias antes de cada vencimento.  

Também operacionalmente, já no caso do Golpe da Falsa Entrega de mercadorias compradas baratas, desde que os fretes sejam recebidos antes pelos falsários, sempre via PIX pré-pago, em geral, a maiorias são compras via cartão de credito ou boletos do Mercado Livre e SIMILARES (talvez até facilmente comprováveis) Já se trata do golpe mais frequente e em forte ampliação e até comum nas compras pelo Mercado Livre. Em geral, os falsários nunca divulgam seus nomes reais e operam, como gangues, de diferentes Estados e Municípios do Brasil (em geral, os menos fiscalizados e/ou com operações policiais e jurídicas bem menos intensas) oferecendo mercadorias por 1/3 (70% menos) mais baratas do que pelos preços médios de outros fornecedores tradicionais e sérios, que também saem muito prejudicados ao reduzirem muito suas vendas. Pois bem, efetivados os pedidos, o Mercado Livre e similares exigem, ou até informa previamente/preventivamente, que os fretes possam ser pagados a parte e previamente. Assim, no afã de receber logo seu produto comprado bem mais barato, o Consumidor contata o falsário e que passas o valor do falso frete que nunca será entregue e que somente pode ser pago por pix pré-pago (em geral, o falsário atua em gangues com laranjas alugados em também em municípios distantes até menores de idade, mas já com contas virtuais em bancos, para receberem e transferirem seus PIX. Depois das reclamações dos golpes e furtos pelos clientes, o inocente Mercado Livre ou os próprios falsários cancelam suas vendas e devolvem os valores aos cartões; OU SEJA, TRATA-SE DE UM GOLPE ATÉ INOCENTE E FÁCIL DE REALIZAR PELAS ORCRIM (até chamando de betas o Mercado Livre e similares e seus clientes/consumidores, todos sérios) E DE APRENDER/ENSINAR NAS ESCRIM.

Ainda operacionalmente, no caso dos golpes das compras APARENTEMENTE LEGAIS no Google e similares (inclusive com CNPJ de locais distantes e por curto prazos MAIS de contas bancarias virtuais vigentes e para recebem muitos pix), MAS DE MERCADORIAS INEXISTENTES. Com certeza, o Google e seus similares (até, e inclusive, em sites espelhos de boas e confiáveis lojas virtuais e físicas – vide antes) não participam diretamente, mas parecem não ter nenhum controle sobre tais negócios. Também, se tratam de ofertas por preços 50% a 70% mais baixos, do que pela média dos fornecedores tradicionais e sérios nos mesmos sites (vide ofertas de quaisquer mercadorias no google, em especial das com valores maiores). AFINAL, COMO IMPEDIR TAIS CONSUMIDORES - ATÉ AFOITOS/TEIMOSOS - DE TENTAREM COMPRAR PELO MENOR PREÇOS, ALIÁS UMA RECONHECIDA FRAQUEZA HUMANA mundial e não apenas brasileira.. Ao final, as compras não chegam, embora já com pagamentos integrais de tais mercadorias (agora até incluindo seus fretes) já ocorridos e devidamente pagos. Depois, os sites são fechados, as contas nos bancos são encerradas pelo próprios falsários (ou quando os Bancos, afinal, acordam ou o BACEN assim exige) e os CNPJ são, então, cancelados E AI as centenas de gangues já atuantes o máximo no ORCRIM mais no ESCRIM TUDO RECOMEÇAM EM OUTROS LOCAIS com bem menores fiscalizações e com outros bancos virtuais mais leves/mais burladores dos tipos “não estou nem ai”/”não é conosco” etc. OBVIAMENTE, os PROCONs, PRODECONs, Consumidor.gov, Reclame.aqui, BACEN etc. - com seus pouquíssimos funcionários realmente disponíveis e/ou reais conhecedores e altas operações criminosas e burlas na WEB - ou pouco sabem ou pouco acompanham ou quase anda podem fazer operacionalmente e de forma, realmente, útil e a tempo.

“Com certeza, somente com severas ações e atuações reais GOVERNAMENTAIS (inclusive e em ESPECIAL bancarias), CONGRESSUAIS E JURÍDICAS/POLICIALESCAS MAIS, ESSENCIALMENTE, DAS oabS, corecons ETC. MUITO FORTES E, REALMENTE, UNIDAs PODEM DETER ISTO, QUE JÁ ESTÃO NA FASE DE MÁFIAS, ALIAS, MUITO BEM PROGRAMADAS, BEM GERIDAS E BEM ORGANIZADAS PARA O MAU E NÃO APENAS ainda COMO GANGUES PEQUENAS e localizadas DO INTERIOR”.

Uma forte verdade adicional é que, no afã de lucrarem o máximo no Brasil, tais vendedores ou fornecedores de mercadorias e serviços pela Internet (e-commerce – vide ao final link para meu artigo também recente acerca) pagam muito cedo pelos seus próprios erros, via reduções crescentes de suas credibilidades (dificílimas de se alcançar/de se manter na atual situação de milhões de invasões diárias das WEB no Brasil), configurando-se, então, bem mais como dos tipos “matam-empresas” e, então, quase que impedem milhares de possíveis reclamações/denúncias diretas e diárias (muitos consumidores/cliente sinceros e até tentando ajuda-los/acobertá-los), tanto pelos consumidores/compradores antigos, como de novos. ASSIM, ELES TENTAM, ILEGALMENTE (parece que orientados por alguns órgãos ou entidades ou por matrizes de outros países e outras realidades) DIFICULTAREM E ESCONDEREM O MÁXIMO OS ACESSOS AO SEUS FUNCIONÁRIOS FÍSICOS (parece até que com os Governos e as entidades e órgãos de justiça aceitando e/ou já concordando) PARA ATENDEREM AS MILHARES DE RECLAMAÇÕES DIÁRIAS QUE OCORRERIAM. Com isto, certamente, somente priorizam os atendimentos por robozinhos/expulsam consumidores, cheios de escolhas numéricas sequentes a digitar e que até 90% dos consumidores sérios e contantes abominam e detestam, abandonando, aos poucos, suas compras. Também, até semanalmente, trocam de telefones e de e-mails de acesso aos seus “fale conosco” ou de “atendimento” ou de “sac”. Se pensas ao contrário, faças os testes e tentes acessá-los.

 Adicionalmente, para o Blog Conta Azul – conforme dados publicados em site próprio (Consultoria Financeira de SP e especialista em negócios e-commerce empresariais do tipo B2B) – vide link ao final – “o Brasil ocupa o 6° lugar do ranking dos países que mais sofrem fraudes na internete. Só em 2021, mais de 150 milhões de brasileiros foram vítimas de golpes virtuais. Já em 2020, ano em que começou a pandemia e as pessoas naturalmente ficaram mais conectadas, o Brasil foi o país mais atingido por tentativas de roubo de dados, conforme pesquisa divulgada pela Agência Brasil”. 

 “Para as empresas, esses golpes são mais prejudiciais, já que existe o risco de vazamento de dados de clientes, funcionários e fornecedores. Com os possíveis prejuízos, como compras não reconhecidas, a imagem do negócio ficará abalada perante o público e as vendas podem cair bastante. Afinal, as pessoas não se sentirão seguras em comprar na sua empresa”. 

Ainda para eles: conheças os 6 golpes cibernéticos mais comuns

1. Golpes do WhatsApp -

“O WhatsApp é um dos alvos preferidos dos cibercriminosos. As fraudes mais conhecidas envolvendo esse aplicativo são a clonagem e o novo número”. 

“A clonagem pode ser feita de várias formas e uma delas é quando o golpista tem acesso ao código de 6 dígitos enviado à vítima por mensagem de texto. Para conseguir o número, ele pode se passar por atendente de suporte técnico ou até mesmo de setores de cobranças”.

“Outra maneira é enviando links maliciosos e contendo vírus em mensagens com promoções, que levam a pessoa até páginas falsas que solicitam informações através do preenchimento de formulários”.

“Já o golpe do novo número ocorre quando o cibercriminoso já está com os números da sua agenda telefônica. Ele então cria uma nova conta no WhatsApp, se apropria da sua foto e envia mensagens pedindo dinheiro para os contatos, dizendo que está com um novo número”. 

2. Golpe do suporte técnico falso -

“Conforme pesquisa divulgada no site do Serasa, o golpe do falso suporte técnico esteve entre as 3 fraudes mais praticadas na internete em 2021. Neste caso, os cibercriminosos abordam a vítima se passando por funcionários de grandes empresas via WhatsApp, ligação ou e-mail”. 

“Independentemente da forma de contato, algumas características são as mesmas neste tipo de crime, como solicitar uma ação com uma certa urgência e sempre pedir a confirmação de muitos dados”. 

“Se proteja: conheça os tipos de “anti phishing” mais comuns”.

3. Golpe do marketing multinível -

“Outro golpe que está circulando na internete é o do marketing multinível ou pirâmides financeiras. Nele, a vítima é abordada nas redes sociais ou pelo próprio WhatsApp com uma proposta tentadora: depositar um valor para receber o dobro ou até mais”.

“Inicialmente, a pessoa enganada chega a receber alguns valores e acaba ficando estimulada a fazer novos depósitos. A vítima pode, inclusive, convidar amigos e familiares e ser recompensada pelas novas indicações”.

“O que acontece é que com o passar do tempo, são exigidos valores mais altos para depósito e o pagamento deixa de ser feito à vítima e os golpistas simplesmente somem”. 

4. Golpe da vaga de emprego -

“Vários criminosos estão usando o nome de grandes multinacionais, como a Amazon e o Google, para roubar dados e dinheiro das vítimas”.

“Uma pesquisa divulgada no G1 apontou que entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022 foram registradas mais de 600 mil tentativas deste crime”. 

“O golpe da vaga de emprego funciona da seguinte forma: os golpistas atraem pessoas em busca de emprego por meio de anúncios na internete, mensagens via SMS, WhatsApp e até ligações”. 

“Porém, para prosseguir no processo seletivo ou ser contratado, é exigido algum tipo de pagamento. A vítima, na esperança de ser contratada, envia o valor e o suposto recrutador some”. 

“Uma curiosidade desse tipo de golpe é o fato de os criminosos recrutarem pessoas para divulgarem as vagas, via redes sociais e WhatsApp, semelhante à fraude anterior, do marketing multinível”. 

5. Golpe do falso boleto -

“Como o próprio nome diz, no golpe do falso boleto, um cibercriminoso envia um boleto fraudulento à vítima por e-mail e até via carta física”.

“O boleto costuma vir com uma cobrança urgente e indicando que, caso o pagamento não seja efetuado, a vítima pode ter o nome sujo na praça ou até contas bloqueadas”. 

“Aparentemente, o documento parece ser legítimo, no entanto, quando observados alguns detalhes, é possível notar que o boleto é falso, como código de barras e logotipo da empresa falhado e beneficiário de nome desconhecido”. 

“Continuando, “segundo o Anuário Brasileira de Segurança Pública (descrito na reportagem abaixo da Revista VEJA), “somente os estelionatos confirmados no Brasil (Artigo 171 do nosso Código Penal), ampliaram 326,3% entre 2018 até em 2022, chegando a 1,8 milhões de casos”.

 Segundo a Revista Veja (vide link a seguir para a reportagem publicada), “os Perfis falsos, fotos íntimas e investimentos fraudulentos são as principais estratégias usadas por estelionatários”.

 “Ainda para a Veja, outra forma de estelionato cada vez mais frequente é a oferta de falsos investimentos com retornos estratosféricos, crime que já ganhou notoriedade como “golpe do Pix”. Em geral, a explicação dos criminosos para o alto rendimento é pouco elaborada e visivelmente suspeita — algumas “aplicações” oferecem rendimentos acima de 200% ao mês –, mas a promessa de dinheiro fácil é suficiente para atrair milhares de vítimas ao esquema fraudulento. Redes como Instagram e Facebook estão entre os canais mais populares entre os autores destes golpes”.

“Um terceiro tipo de fraude eletrônica é praticado rotineiramente via WhatsApp e envolve assumir a identidade de outra pessoa para ludibriar seus amigos e familiares.

Após copiar a foto de perfil do usuário, o criminoso aborda a vítima dizendo que mudou seu número de celular e, em seguida, pede ajuda para pagar uma dívida - tão simples quanto ardiloso, este golpe é eficaz porque simula uma situação plausível para o destinatário das mensagens”.

 Para a ANATEL “como as táticas utilizadas pelos fraudadores mudam com frequência, é muito importante que o consumidor esteja bem informado, para não cair em uma armadilha.” Para eles, tanto os órgãos públicos, como privados adotam medidas para estancar, mas os golpistas continuam encontrando outros meios para aplicar golpes. A gente percebe que grupos de idosos são mais vulneráveis, por ter um maior distanciamento da tecnologia, em alguns casos. E tem uma parcela da população que, mesmo não sendo idosa, tem algum nível de dificuldade, há falta de habilidade digital”. “Ou seja, DE NOVO E AO MEU VER, a maior parte da culpa para a ANATEL é BEM MAIS DOS USUÁRIOS E NÃO DOS SISTEMAS NÃO FISCALIZADOS/NÃO BLOQUEADOS POR ELES”.

 “Portanto, o usuário do ambiente digital deve estar sempre atento, alerta, vigilante com alguns riscos: evitar clicar em links de pessoas desconhecidas, evitar passar informações que chegam via SMS, como senha, ou para alguém que esteja te pedindo essa informação”.

 “É estranho que um órgão oficial te ligue pedindo informações pessoais ou dados bancários, de cartão de crédito”.

 “É estranho que te peçam um depósito para que você acesse um valor que, supostamente, você ganhou. Essas são algumas medidas importantes”.

 “Se o consumidor buscar na internete por "fraudes Anatel", ele vai acessar, no site da Anatel, um portal com dicas que, se forem seguidas, reduz muito as chances de ele cair em um golpe”.

 “O melhor canal para esse tipo de manifestação é o Anatel Consumidor, um aplicativo para celulares em que a gente consegue identificar melhor essas informações de fraude. Pelo site da Anatel, também é possível acessar o aplicativo. O portal Dicas contra Fraudes da Anatel, pode ser acessado clicando aqui”. Ou seja, DE NOVO, a maior parte da culpa para eles é BEM MAIS DOS USUÁRIOS E NÃO DOS SISTEMAS NÃO FISCALIZADOS/NÃO BLOQUEADOS POR ELES.

 “Já para o site do Poder Judiciário de SC (dados publicados na internete): “Golpes de comércio eletrônico: exploram a relação de confiança do usuário nos negócios on-line. A vítima pode ser atraída por uma oferta imperdível e não receber a mercadoria ¿comprada¿ ou o pagamento por um produto vendido, além de passar dados seus ao golpista. Algumas dicas para prevenção para esse tipo de golpe” são:

 . “Desconfie se o valor do produto está muito abaixo do de outros fornecedores confiáveis;

· “Pesquise na internete sobre o site antes de efetuar a compra para ver a opinião de outros clientes;

· “Acesse sites especializados para verificar se há reclamações referentes à empresa;

· “Fique atento a propagandas recebidas por spam ou redes sociais;

· “Utilize sistemas confiáveis de pagamentos para impedir que seus dados pessoais e financeiros sejam enviados ao golpista;

· “Em caso de venda, confirme que recebeu o pagamento diretamente na sua conta bancária ou pelo site do sistema de pagamentos (não confie apenas em e-mails ou comprovantes de depósito, pois podem ser falsos);

· “Acesse todos os sites, tanto de pagamentos quando de vendas, diretamente do navegador, e não por links recebidos em mensagens;

· “Mesmo que o vendedor lhe envie o código de rastreamento fornecido pelos Correios, saiba que isso não basta para comprovar o envio e liberar o pagamento.”

 DEMAIS GOLPES FREQUENTES:

 “Phishing: “um golpista tenta obter dados pessoais e financeiros de um usuário utilizando técnicas de engenharia social. A consequência pode ser o vazamento de informações pessoais e financeiras, além de infectar o computador com códigos maliciosos. Fique atento a mensagens recebidas que tentem induzi-lo a fornecer informações, instalar ou executar programas ou clicar em links. Acesse a página da instituição que supostamente enviou a mensagem e procure por informações.”

 “Pharming: “golpe que envolve o redirecionamento da navegação do usuário para sites falsos. A consequência será o vazamento de dados pessoais e financeiros, com possível perda financeira. Desconfie se, ao digitar o endereço do site no navegador, você for redirecionado para outro site, o qual tenta realizar alguma ação suspeita, como abrir um arquivo ou instalar um programa. Para se proteger, escolha um provedor de internete confiável, verifique se há erros no nome do endereço do site que você quer acessar e sempre siga as dicas e orientações sobre segurança da informação. Se você está desconfiado de um site, inclusive de um banco, faça login com uma senha errada. Como um site falso não tem como conferir a sua senha, a próxima tela mostrará que é golpe”.

 “Boato (ou hoax): “a mensagem tem conteúdo falso e alarmante e geralmente é enviada por uma empresa importante ou órgão governamental, e até mesmo por um conhecido. Pode trazer problemas tanto para aqueles que a recebem e distribuem, como para aqueles que são citados em seu conteúdo, como conter códigos maliciosos, espalhar desinformação pela Internete, comprometer a credibilidade e a reputação de pessoas envolvidas. Com a leitura atenta de uma mensagem desse tipo é possível identificar informações sem sentido e tentativas de golpes, como correntes e pirâmides. Não deixe que sua boa vontade o impeça de verificar a procedência e de conferir a veracidade do conteúdo da mensagem.”

“A MAG SEGUROS acrescenta:

1) “Golpes das Pirâmides financeiras” –

“ o golpe de investimentos também está se tornando bem comum. Por isso, é super importante buscar suporte para investir em instituições consolidadas no mercado e que verdadeiramente transmitem confiabilidade para os seus clientes. Nesse tipo de ataque, os golpistas prometem retornos financeiros elevados resultantes de investimentos. No entanto, na realidade, eles conduzem esquemas insustentáveis ?e ?que beneficiam apenas os primeiros participantes”.

“2) “O Golpe do cartão de crédito” -

“O golpe do cartão de crédito é uma ação fraudulenta a partir da qual os criminosos obtêm informações sensíveis relativas a cartões de crédito, como números, datas de validade e códigos de segurança”.

“O ataque, geralmente, envolve a prática de “phishing”, mais os caixas eletrônicos são comprometidos e/ou ocorrem invasões a sistemas de pagamento on-line”.

“Então, com as informações já em mãos, eles realizam transações sem autorização, causando prejuízos financeiros às vítimas, que, muitas vezes, só percebem o golpe quando verificam a fatura e/ou o extrato bancário”.

“Logo, é fundamental monitorar regularmente as suas contas e adotar medidas de segurança, evitando compartilhar informações relevantes por e-mail ou por telefone”.

3) “Golpe da vaga de emprego” -

“Por fim, mais um dos golpes de Internete mais comuns envolve a oferta de uma vaga de emprego. Normalmente, os criminosos fazem um anúncio, disponibilizando cargos com bons salários e benefícios altamente chamativos”.

“Além disso, eles utilizam as redes sociais, os principais sites de recrutamento e até mesmo jornais para a divulgação e para a atração das pessoas”.

“Nesse caso, porém, é necessário enfatizar que o intuito é roubar os dados pessoais dos interessados para utilizá-los de forma fraudulenta”.

“Por isso, usualmente, durante o contato, são solicitadas determinadas informações, como endereço e dados bancários e pessoais”.

Para a Sindicato dos Trabalhadores em Seguridades de São Paulo - SINSSP, “os golpes mais frequentes pelos watts-app (vide dados completos no link abaixo) são”:

1) “O golpe da conta falsa”;

2)“Roubo da foto de perfil e pedidos de dinheiro”;

3)“Falsos anúncios de vendas e promoções”;

4) “Versões exclusivas do WhatsApp”;

5) “Ofertas de emprego tentadoras em sites com grandes vendas como no Amazon, Aliexpress etc.. “

 “Também, além do Watts-app já são muito utilizados pelos golpistas em outros aplicativos como o Facebook, Instagram, Twitter (que agora se chama X), Telegram, etc.”

 “Lembrem-se sempre: Não existe dinheiro fácil! Não existe promoção grátis ou com preços muito abaixo do valor de mercado. E, sobretudo, não ache que você é a única pessoa esperta e que vai aproveitar sozinho uma promoção imperdível.”

 3) ALGUNS LINKS COMPROBATÓRIOS PARA ACESSOS -

 Vide analises e recomendações mais detalhadas; decores e/ou compartilhes os principais links a seguir:

1)    Os golpes mais comuns no mundo virtual — e como escapar deles. Vide em: https://veja.abril.com.br/coluna/maquiavel/os-golpes-mais-comuns-no-mundo-virtual-e-como-escapar-deles ;

2)    Golpes na internete são cada vez mais comuns; vejas como evitar em:

https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202310/golpes-na-internete-anatel  ;

3)    Conheça os principais golpes praticados na internete: https://www.tjsc.jus.br/web/servidor/dicas-de-ti/-/asset_publisher/0rjJEBzj2Oes/content/conheca-os-principais-golpes-praticados-na-internete ;

4)     Quais são os golpes de Internete mais comuns? – Vide em: https://blog.mag.com.br/educacao-financeira/golpes-de-internete-mais-comuns/

5)    Fique alerta para alguns golpes no whats-App – Vide em: https://sinssp.org.br/fique-alerta-para-alguns-golpes-no-whatsapp/ ;

6)    Principais golpes na internete e como se proteger. Vide em: https://blog.contaazul.com/principais-golpes-na-internete-e-como-se-proteger/ ;

7)    Golpes e Fraudes o aumento gigantesco das ocorrências. Foi vítima de golpe? Nossa equipe está preparada para auxiliá-lo (a). EXCELENTE E COMPLETO SITE ACERCA – vide em: https://advogadodireitobancario.com.br/golpe-pix-e-motoboy .

Para concluir e ampliar as tuas analises vide nos 02 links a seguir meus artigos recentes acerca neste mesmo site, em especial, sobre os e-commerce e as não atuações corretas do “marketing digital” mais dos “calls center”).

1) E-Commerce matarão milhões empregos e Governos fingem que não é com eles – Vide em: https://www.agrolink.com.br/colunistas/e-commerce-matarao-milhoes-empregos-e-governos-fingem-qu-nao_489794.html ;

2) Consumidores já não toleram Marketing Digital e Call Centers - Vide em: https://www.agrolink.com.br/colunistas/consumidores-ja-nao-toleram-marketing-digital-e-call-centers_489041.html .

Brasília (DF) e Porto Seguro (BA) em 26 de abril de 2024

  “GRATO PELAS LEITURAS, ANALISES E COMPARTILHAMENTOS”.

  “VIVAMELHOR AMBIENTAL BRAZIL THINK TANK” (a modern and faster socioambientalist/green & susteinable Energies Brazilian “think tank).

  Para outros detalhes, contates-me apenas pelo e-mail [email protected]

  FIM

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.