CI

Exportações de frutas da Bahia alcançam recordes

Produtores baianos embarcaram um total de 170 mil toneladas de frutas para o exterior


Foto: Pixabay

Até novembro deste ano, os produtores baianos embarcaram um total de 170 mil toneladas de frutas para o exterior, gerando um faturamento de 1,05 bilhão de reais, segundo dados do sistema de acompanhamento de comércio exterior do Ministério da Agricultura e Pecuária (Agrostat/Mapa). Esses números representam um aumento de 37% no montante financeiro e de 19% no volume exportado em comparação com o mesmo período de 2022, conforme informações da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia.

A manga e a uva se destacam entre as frutas mais exportadas, registrando um crescimento de 46% e 22%, respectivamente, em valor, e um aumento de 45% e 31% em quantidade. Além dessas, outras frutas como abacaxi, damasco, figo, goiaba, mamão, melancia, limões e limas também tiveram um aumento nas exportações.

"Os principais destinos das frutas baianas continuam sendo Europa e Estados Unidos. Estamos preenchendo lacunas em mercados que antes eram supridos por países como Peru e Equador. No entanto, devido às condições climáticas adversas nesses locais, a qualidade da produção diminuiu, o que abriu oportunidades para o Brasil. Na Bahia, oferecemos frutas de alta qualidade que atendem a rigorosos padrões fitossanitários, permitindo o acesso a diversos mercados", comentou Wallison Tum, Secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia.

De acordo com a Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), além das circunstâncias específicas de 2023, os governos Estadual e Federal, juntamente com entidades representativas do setor, têm se empenhado para abrir novos mercados para as frutas brasileiras, visando à diversificação de destinos para a exportação.


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.