CI

Milho: demanda interna impulsiona preços

Cenário é impulsionado não apenas pela alta demanda, mas também pela retração de vendedores



Foto: Canva

O mercado de milho no Brasil está experimentando uma valorização significativa devido ao robusto desempenho das exportações e à intensa demanda doméstica. De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esse cenário é impulsionado não apenas pela alta demanda, mas também pela retração de vendedores.

Os especialistas do Cepea destacam que os vendedores estão exercendo cautela devido aos atrasos na semeadura da safra de verão e às possíveis repercussões desse cenário na segunda safra. Diante dessa incerteza, esses agentes estão oferecendo volumes limitados no mercado à espera de valorizações futuras, o que contribui para o atual movimento de elevação nos preços do cereal.

No campo, os pesquisadores do Cepea observam que, com o retorno das chuvas no Centro-Oeste e em partes do Sudeste, e a redução delas no Sul do país, os trabalhos agrícolas estão avançando em todas as regiões. A semeadura da safra de verão atingiu 55% da área nacional, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 25 de novembro. No entanto, esse percentual ainda está 13,6 pontos percentuais abaixo do registrado no mesmo período da safra 2022/23.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.