CI

Fertilizante orgânico impacta positivamente o cultivo de flores

Resultados são positivos até mesmo em grandes áreas ruins e degradadas


Foto: Seane Lennon

A aplicação de fertilizantes orgânicos derivados principalmente da compostagem do lodo de esgoto tem demonstrado eficácia significativa no desenvolvimento e bem-estar das plantas em parques, praças públicas e jardins residenciais na cidade de São Paulo. Essa constatação é resultado dos estudos conduzidos pelo paisagista Nik Sabey, enfocando o uso dos produtos da Tera Nutrição Vegetal. “Uso os insumos há quatro anos e fui percebendo que as plantas reagem muito bem”, enfatiza.

Fernando Carvalho Oliveira, engenheiro agrônomo e responsável técnico pelos adubos, destaca a importância de aumentar a produtividade na cadeia produtiva da floricultura, setor que apresentou um crescimento de 15% em 2021 em comparação ao ano anterior, alcançando um faturamento de R$ 10,9 bilhões, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor). Os segmentos de decoração, autosserviço e paisagismo foram os mais lucrativos.

Veja também: Flores representam R$ 224 milhões no Valor Bruto de Produção do Paraná

São oito mil produtores de flores e plantas no Brasil, cultivando mais de 2,5 mil espécies. “Portanto, quanto mais fatores, como a adubação adequada, contribuírem para incrementar os resultados, maior será o potencial de expansão dessa cadeia produtiva”, pondera Oliveira.

Outro aspecto positivo dos fertilizantes que Sabey aponta é seu caráter de sustentabilidade e aderente à economia circular. “Essa peculiaridade do insumo, com o reaproveitamento econômico de um material que seria descartado em grande volume, causando impacto ambiental positivo, também agrada os clientes”, afirma.

O paisagista mencionou que ficou inicialmente impressionado com os resultados positivos dos fertilizantes orgânicos compostos em áreas públicas, caracterizadas por solos muito ruins e degradados. Posteriormente, começou a aplicá-los em jardins de diferentes tamanhos, incluindo vasos, e observou respostas igualmente favoráveis das plantas.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.