CI

Início de temporada de colza para produtores europeus

As condições climáticas desiguais na Europa têm apresentado desafios significativos


Foto: Pixabay

As condições climáticas desiguais na Europa têm apresentado desafios significativos para os agricultores durante as campanhas de semeadura deste ano. De acordo com dados do repositório de publicações, The JRC Publications Repository, da Comissão Europeia, diferentes países enfrentam uma gama variada de desafios meteorológicos.

Segundo a publicação, na França, onde a maior parte da produção de colza está localizada, a campanha de semeadura foi oportuna e eficaz, graças às condições agrometeorológicas específicas no norte do país. Temperaturas mais altas que o normal e condições adequadas de umidade do solo proporcionaram um ambiente propício para o desenvolvimento inicial das plantas.

Veja também: Colheitas são beneficiadas pelo clima no norte da Europa

Na Alemanha, a campanha de semeadura de colza começou em meados de agosto, após atrasos na colheita de inverno e chuvas intensas. No entanto, as condições quentes e relativamente secas que se seguiram foram ideais para a semeadura de colza no inverno, progredindo bem até setembro. A falta de chuva no sul, entretanto, tornou-se preocupante, afetando os níveis de água no solo. A polícia planejou atrasos regionais na semeadura devido à colheita tardia da safra de inverno e ao clima chuvoso de agosto. Embora as condições quentes e secas de setembro tenham favorecido a conclusão das sementes, a falta de preparação prejudica o desenvolvimento uniforme das plantas.

Na Irlanda, a campanha de semeadura começou a tempo, em meados de agosto, mas foi prolongada devido às chuvas persistentes. A partir de setembro, as condições melhoraram, permitindo o estabelecimento adequado das plantas.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.