Potássio para produzir mais trigo? ENTENDA
Boa produtividade na lavoura está diretamente ligada a condições ideais de solo através da adubação

Por Mônica Vieira com revisão de Aline Merladete
Assim como o arroz, o trigo está entre as culturas mais plantadas no mundo inteiro. Mas obter bons resultados na colheita depende de uma boa preparação do solo e adubação correta.
A produção do cereal é extremamente dependente de condições ideais de solo e, uma dessas condições está o nível de nutrientes contidos na área de plantio, o destaque é o potássio, do qual o trigo tanto necessita para se desenvolver. Saber qual a real disponibilidade de potássio no solo e ainda saber quando e quanto é necessário aplicar na lavoura é imprescindível para alcançar altos padrões de qualidade e rentabilidade.
O potássio é o nutriente que determina aumento da produtividade de grãos, porque é ele que otimiza aproveitamento dos demais nutrientes nutrientes, como nitrogênio, por exemplo.
Importantes pesquisas observaram um incremento na produção de trigo que pode chegar a 511,6 kg/ha, em comparacão com colheitas onde não foi aplicada adubação potássica.
No Brasil, para atender a necessidade de solos ácidos principalmente nas regiões de cerrado, onde geralmente são indicados para as lavouras usar em média 20 kg de potassio para produção de 1 tonelada de grãos. O que caracteriza o investimento como viável para o produtor.