CI

Como controlar o oídio no trigo?

Leia tudo sobre as características e o controle do oídio no trigo.


Foto: Pixabay

Causado pelo fungo Blumeria graminis f. sp. tritici, esta doença ocorre desde o início do cultivo, estando presente em todas as regiões de cultivo de trigo no mundo, principalmente em regiões com clima temperado. No Brasil, a doença ocorre na região Sul e em lavouras com irrigação no Sudeste e Centro-Oeste.

Os prejuízos podem ser de 10% a 62% de perda do rendimento, mas, em anos normais, permanece em média entre 5% e 8%. Esses níveis de perda variam conforme o local, clima, suscetibilidade da cultivar e estádio de desenvolvimento da planta em que a doença ocorre.

Estes prejuízos se manifestam através da redução do número de espigas por área (quando a doença ocorre nos estádios iniciais de desenvolvimento da cultura) e do número e tamanho de grãos por espiga (quando a doença ocorre em fases mais tardias da cultura). Também ocorre uma diminuição de aproximadamente 7% do conteúdo de amido e de proteína nos grãos, e aumenta a respiração da planta, causando distúrbios fisiológicos e diminuindo o porte da planta.

 

Ciclo do oídio no trigo

O fungo é um parasita obrigatório biotrófico, que não mata rapidamente o hospedeiro. O inóculo do fungo permanece no ambiente entre as safras sobre as plantas voluntárias de trigo, sendo disseminado pelo vento. Em regiões quentes, o micélio do fungo pode hibernar.

Podem ocorrer muitos ciclos da doença em um ciclo de cultivo de trigo, pois a germinação, infecção e produção de novas estruturas reprodutivas ocorre entre 5 e 25 dias. Os esporos possuem maior capacidade de germinação quando ocorre ausência de água livre e temperaturas amenas.

Temperaturas entre 15ºC e 20ºC são ideais para o desenvolvimento do fungo, já temperaturas próximas a 30ºC inviabilizam a sobrevivência do mesmo. Já a umidade para a germinação do fungo deve ser próxima a 100%, ainda que a água livre seja um fator limitante, porém, o oídio suporta condições secas. Temperaturas muito baixas ou longos períodos de chuva podem retardar a epidemia.

 

Sintomas do oídio no trigo

A planta de trigo fica coberta por estruturas do fungo (micélios, conídios etc.), que possuem coloração branca quando jovens, e cinza conforme envelhece. Estas estruturas possuem uma aparência pulverulenta, e ocorrem principalmente nas folhas e nas bainhas. 

O fungo ataca principalmente as folhas inferiores, mas em cultivares suscetíveis pode ocorrer também o crestamento das folhas superiores, espigas e aristas. As folhas infectadas ficam amareladas com o progresso da doença e podem colapsar e cair. Dentro da massa do micélio do fungo pode-se observar pequenas estruturas reprodutivas (cleistotécios) na forma de pontos escuros.

 

Controle do oídio no trigo

A rotação de culturas não é eficiente para o controle do oídio no trigo. Além disso, a adição de nitrogênio em qualquer estádio de desenvolvimento da cultura aumenta a suscetibilidade ao oídio.

A forma mais utilizada para o controle do oídio é o uso de cultivares de trigo com resistência genética. Já o controle químico em cultivares suscetíveis é mais recomendado no tratamento de sementes com fungicidas sistêmicos, mas caso seja feita a aplicação aérea, o monitoramento deve ser feito semanalmente a partir do afilhamento, e a pulverização ser realizada quando a incidência foliar for de 15% a 25%, a partir do estádio de alongamento, ou calculada através do limite de dano econômico.

Outra prática que pode reduzir a incidência da doença é a semeadura mais precoce, pois as plântulas, que são extremamente suscetíveis à doença, ficam expostas a menores quantidades de inóculo.

 

Anderson Wolf Machado - Engenheiro Agrônomo

 

Referências:

BORÉM, A.; SCHEEREN, P. L. Trigo: do Plantio à Colheita. [S. l.]: Universidade Federal de Viçosa, 2015.

PIRES, J. L. F.; VARGAS, L.; CUNHA, G. R. da. Trigo no Brasil: bases para produção competitiva e sustentável. [S. l.: s. n.], 2011.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.