CI

Alternativas para nutrição do solo são apresentadas em Dia de Campo em Erechim

SulGesso apresentou resultados na lavoura com aplicação do sulfato de cálcio granulado 


Dados do último levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam que a produção de trigo no Rio Grande do Sul deve sofrer uma queda de 28% na safra 2017, em relação ao período anterior. Entre os principais motivos estão fatores como a redução de área, baixa produtividade, excesso de chuvas em período de plantio seguido da falta de chuvas durante a safra. 
 
Diante desse cenário, alternativas para reverter esse quadro foram apresentadas durante o primeiro Campo Tecnológico de Inverno, promovido nesta quarta-feira, dia 19, pela Cooperativa Cooperalfa, em Erechim (RS). O evento, realizado na propriedade de Artemio e Armenio Casagrande, no distrito de Capoerê, contou com a presença de mais de 400 triticultores e empresas convidadas que apresentaram suas novidades nas vitrines demonstrativas. 
 
Entre alternativas apresentadas no evento, uma que despertou grande atenção dos produtores se refere à fertilização do solo. “Entre os principais desafios enfrentados nas lavouras, o combate ao alumínio tóxico é primordial, visto que afeta negativamente as culturas, sobretudo na região noroeste do Estado. Para combater esse vilão e propiciar uma correta construção de fertilidade do solo, o cálcio e o enxofre se destacam como nutrientes essenciais”, afirma o engenheiro agrônomo e especialista em solo, Eduardo Silva e Silva.  
 
Não foi por acaso que o estande da SulGesso, empresa sediada em Imbituba (SC) e única fornecedora do sulfato de cálcio no Sul do Brasil, despertou grande interesse dos triticultores. A empresa tem como seu principal produto o SulfaCal, um fertilizante mineral granulado que vem trazendo resultados positivos para os produtores da região, em sua aplicação no trigo, por ser fonte de cálcio e enxofre na forma solúvel. “A utilização desse tipo de produto na lavoura resulta numa planta com raízes mais profundas, solo menos compactado e uma maior produtividade na lavoura”, afirma Silva e Silva. 
 
A SulGesso mantém parceira há mais de três anos com a Cooperalfa, que distribui seus produtos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. “Nosso objetivo é levar conhecimento e tecnologia aos nossos cooperados e a SulGesso é uma empresa que se identificou com a filosofia. Além disso, o SulfaCal é o produto com a maior quantidade de enxofre e cálcio que existe no mercado, além de oferecer resultados práticos”, disse o supervisor técnico da Cooperalfa no Alto Uruguai, Juliano Mezzalira.   

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.