CI

Turquia tem pico de importações de trigo

O consumo de trigo da Turquia aumenta levemente


Foto: Paulo kurtz/ Embrapa

Enquanto a produção doméstica de trigo diminui e as exportações de produtos de trigo mantêm constantes, as importações de trigo da Turquia atingem níveis recordes, de acordo com um relatório do Serviço Agrícola Estrangeiro do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). A produção de trigo do país cai 8% para 17,5 milhões de toneladas no ano comercial de 2019/2020, em comparação com a campanha de comercialização anterior. O relatório atribui o declínio ao clima seco inesperado. 

O consumo de trigo da Turquia aumenta levemente, pois a diminuição no uso dele na ração é compensada pela demanda por alimentos. A previsão é de até 18,3 milhões de toneladas no ano comercial de 2019/2020, um aumento de 200.000 toneladas, informou o USDA. 

As importações de trigo do país durante os primeiros seis meses da campanha de marketing de 2019/2020, de junho a novembro de 2019, foram quase o dobro das importações do ano passado durante o mesmo período, atingindo 5,5 milhões de toneladas. O USDA antecipa que as importações do ano de 2019/2020 aumentem para 8,5 milhões de toneladas, com base no consumo doméstico continuando a aumentar e as exportações de produtos de trigo permanecem estáveis. 

A Turquia vive um momento de conflitos políticos. A recusa do líder rebelde Khalifa Haftar, que controla o leste da Líbia, em assinar um acordo de trégua proposto pela Rússia e Turquia ilustra a complexidade do conflito e as pressões externas muitas vezes opostas que estão sendo exercidas sobre seus protagonistas, estimam especialistas, informou o jornal Estado de Minas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.