Trigo em queda em Chicago
As cotações de trigo em Chicago registraram uma queda ao longo da semana

As cotações de trigo em Chicago registraram uma queda ao longo da semana, de acordo com informações da Central Internacional de Análises Econômicas e de Estudos de Mercado Agropecuário (CEEMA). O primeiro mês cotado fechou em US$ 5,65 por bushel em 2 de novembro, em comparação com os US$ 5,79 da semana anterior.
Veja também: Como está o mercado de trigo no Brasil
No entanto, nos Estados Unidos, a semeadura do trigo de inverno atingiu 84% da área até 29 de outubro, ligeiramente abaixo da média histórica de 85%. As condições das lavouras já plantadas, na mesma data, mostravam 47% delas em boas a excelentes condições, 35% em condições regulares e 18% em condições ruins a muito ruins.
Em relação às exportações, os EUA embarcaram um total de 189.842 toneladas de trigo na semana encerrada em 26 de outubro, dentro das projeções do mercado. No entanto, o volume total embarcado no atual ano comercial é de 7,1 milhões de toneladas, o que representa uma redução de 26% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Enquanto isso, na China, devido a problemas climáticos em suas lavouras de trigo, o país se prepara para importar volumes recordes de trigo neste ano comercial. Essa situação pode fornecer algum suporte aos preços internacionais do cereal. Como o maior produtor de trigo do mundo, a China teria comprado 2 milhões de toneladas de trigo australiano e mais 2,5 milhões de toneladas de trigo francês em outubro.
No geral, as importações chinesas de trigo devem atingir 12 milhões de toneladas, e a expectativa é que as compras continuem em 2024. A safra chinesa atual teria diminuído 0,9%, atingindo 134,5 milhões de toneladas, e há relatos de que cerca de 20% da colheita chinesa teria sido danificada pelas chuvas, de acordo com traders de Cingapura.