CI

Carne de frango: valor acumulado em 7 meses sinaliza receita cambial em torno dos US$ 10 bilhões em 2022

Os dado mostram que os embarques totais de carne de frango de julho de 2022


Foto: Pixabay

Os dados consolidados da SECEX/ME abrangendo os quatro principais itens exportados pelo País mostram que os embarques totais de carne de frango de julho de 2022 foram pouco além das 393,1 mil toneladas, recuando perto de 4,5% em relação ao mesmo mês de 2021, ocasião em que – é oportuno ressaltar – foi registrado o recorde do ano que passou e se alcançou o quarto maior volume de toda a história das exportações do setor.

O total de julho também ficou aquém (-6%) do alcançado no mês anterior, correspondendo ao menor volume registrado desde março passado. Mas permaneceu acima da média mensal do primeiro semestre do ano, período em que os embarques giraram em torno das 391 mil toneladas.

No acumulado dos sete primeiros meses do ano, assim como no acumulado dos 12 meses encerrados em julho passado, o incremento em relação a idênticos períodos anteriores é de, respectivamente, 5,79% e 7,38%. Supondo-se que esses índices permaneçam no restante de 2022 o total anual irá ficar entre 4,7 e 4,8 milhões de toneladas.

Bem mais significativo, no entanto, é o incremento na receita cambial. Porque, em essência, os preços alcançados no mercado externo permanecem nos melhores níveis de todos os tempos. Assim, ainda que a receita de julho passado tenha ficado 6% abaixo da registrada no mês anterior, apresentou aumento de 21% em relação a julho de 2021 e correspondeu ao terceiro maior valor da história das exportações.

No ano e nos últimos 12 meses a receita cambial acumulada apresenta aumentos de, respectivamente, 33,37% e 35,84%. Se, no fechamento de 2022, for alcançada a média desses dois índices (34,61% de aumento), a receita cambial do corrente exercício estará chegando, pela primeira vez, aos US$10 bilhões.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.