CI

Primeira escola de mestres queijeiros será na Serra da Canastra

Região é conhecida pelos famosos queijos, de sabor único


Os queijos da Serra da Canastra são produzidos há mais de 200 anos e têm características únicas atribuídas pelo clima, altitude, pasto e a água da região: fortes, meio picantes, densos e encorpados. Desde maio de 2008 o queijo canastra é patrimônio cultural imaterial brasileiro, título concedido pelo IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 

Agora o município de São Roque de Minas vai receber a primeira escola para formar mestres queijeiros de leite cru do país na intenção de difundir o conhecimento sobre o produto. A região produz, em média, 480 toneladas de queijo. As obras começaram nesta semana em uma parceria da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Apocan), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a prefeitura de São Roque de Minas. 

A instituição deve começar a funcionar no fim deste ano com cursos de um semestre, de dez dias ou de um dia. A ideia é trazer professores de fora do país, com convênios com a França, por exemplo, para falar de assuntos que os produtores ainda desconhecem como a flora microbiana dos queijos.


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.