CI

Agricultoras participam de curso na Unidade de Artesanato de Cerro Branco

Curso foi promovido pela Emater/RS-Ascar para estimular a atividade e impulsionar a agregação de renda entre as famílias da agricultura familiar da região


Na Unidade de Artesanato de Arroio Bonito, em Cerro Branco, no centro do Estado, se encerrou o 1º Curso de Artesanato em Lã, na terça-feira (18/07), com a participação de quatro agricultoras do município e também do município de Novo Cabrais. O encerramento ocorreu com a presença da supervisora do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, engenheira agrônoma Auria Schroder e do assistente técnico regional, engenheiro agrônomo Francisco Palermo.

O Curso foi promovido pela Emater/RS-Ascar para estimular a atividade e impulsionar a agregação de renda entre as famílias da agricultura familiar da região. O conteúdo foi ministrado pelas extensionistas Isabel Vivian, do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Cachoeira do Sul, e Cristina Renner Karsburg, de Cerro Branco. ?- O local está oportunizando o resgate do artesanato rural -?, disse Isabel Vivian. ? - Surpreende a procura por parte do público que vem já sabendo o que quer e tendo a sua expectativa atendida -?, ressaltou Cristina. 

O conteúdo de aprendizagem foi ministrado em dois módulos, sendo que o primeiro deles foi realizado no dia 11/07, com abordagens sobre raças ovinas, seleção e lavação da lã, tingimento, secagem, abertura da lã, cardação e fiação. Já o segundo módulo, no dia 18/07, versou sobre o planejamento da peça, urdidura (os fios fixos e verticais pelos quais passam os fios da trama no tear) e a confecção do artigo em lã.

- O artesanato permite agregar renda à atividade da ovinocultura que, nestes municípios é mais voltada à produção de carne para consumo familiar. Como a essa produção é pequena, muitas vezes é comercializada, porém, quando destinada ao artesanato assume relevância -, avaliou a supervisora do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, engenheira agrônoma Auria Schroder.

? - Ao saber do Curso, me interessei, pois criamos ovelhas para consumo da carne, mas com o aproveitamento dessa lã em casa posso agregar renda -?, contou a agricultora Fabiane Margonês Bessow, da localidade de Várzea, que conseguiu uma roca emprestada para iniciar o trabalho em casa.

A próxima edição do Curso de Artesanato em Lã já tem data marcada, será nos dias 05 e 12 de setembro e as inscrições podem ser feitas nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar.

Unidade de Artesanato de Cerro Branco

A Unidade de Artesanato de Cerro Branco foi inaugurada em novembro de 2016 e é resultado da ação conjunta da Emater/RS-Ascar e da prefeitura para possibilitar o desenvolvimento do artesanato em lã e incrementar a pecuária familiar da Região Central do Estado, funcionando como minicentro de treinamento em aproveitamento de lã ovina. 

Entre as atividades previstas para serem desenvolvidas na Unidade estão cursos e trabalhos didáticos com enfoque na tecelagem em lã, além das etapas de processamento da lã ovina como a separação, limpeza, cardagem, fiação, e tingimento e ainda a produção de peças de vestuários, tapetes, mantas, cobertores e mantas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.