CI

Como está o manejo e comercialização de ovinos no RS?

Na região de Bagé, os produtores de ovinos estão concentrando seus esforços no controle da verminose


Foto: Sheila Flores

Na região de Bagé, os produtores de ovinos estão concentrando seus esforços no controle da verminose, mantendo boas condições sanitárias. No entanto, há ocorrências de outras doenças, como a manqueira ovina, além do aumento da carga parasitária devido às altas temperaturas e chuvas recentes.

Segundo o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), em Passo Fundo, os produtores estão atentos ao monitoramento e controle de bicheiras e verminoses. Já em Pelotas, estão em andamento ativo como a esquila de cordeiros,

Em Santa Maria, a produção de lã está na fase final de esquila, com preços resultantes, apesar das dificuldades na comercialização em Santiago. Na região de Santa Rosa, os ovinos continuam no período reprodutivo, recebendo cuidados sanitários como banhos antissarna e antipiolho para prevenir infestações no rebanho.

Em Soledade, os rebanhos em pastagens bem manejadas mantêm um estado nutricional estável e peso adequado, porém, áreas com campos nativos ou pastagens cultivadas em solos pobres enfrentam perda de peso.

De acordo com o levantamento semanal realizado pela Emater/RS-Ascar no Estado, o preço médio do cordeiro aumentou 2,01%, passando de R$ 7,48/kg vivo para R$ 7,63/kg vivo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.