Prova de eficiência alimentar avalia ovinos
CI
Imagem: Eliza Maliszewski
DESEMPENHO

Prova de eficiência alimentar avalia ovinos

Estudo identificou animais que consomem até 37% menos alimento e têm o mesmo ganho de peso
Por: -Eliza Maliszewski

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, vai anunciar os resultados de suas provas de eficiência alimentar em ovinos, realizadas de 2015 a 2021. Os dados serão passados durante um webinar que acontecerá em 25 de novembro, a partir das 13h.

Durante os testes do Instituto foi possível identificar animais que consomem até 37% menos de alimento, tendo ganhos de pesos similares aos animais que consomem mais. A característica traz impactos positivos do ponto de vista econômico e ambiental.

De acordo com o pesquisador do IZ, Ricardo Lopes Dias da Costa, ao longo dos últimos sete anos foram avaliados cerca de 200 animais de diferentes grupos genéticos e idades. Ressalta-se que cada grupo genético e idade foi avaliado em testes separados. Os animais oriundos do próprio IZ e de produtores do Estado de São Paulo foram colocados nas mesmas condições de ambiente. Após 65 dias de teste foram identificados aqueles que tinham melhor Consumo Alimentar Residual (CAR), ou seja, que consumiam menos alimentos e mesmo assim tinham melhor desempenho de ganho de peso.

"O IZ é a única instituição do Brasil a ter cochos eletrônicos para medição do consumo ovino, um equipamento que facilita muito esse trabalho e aumenta a acurácia dos resultados. Por meio desse teste, conseguimos ranquear os melhores animais, que vão servir como melhoradores dos rebanhos, já que essa característica de melhor eficiência alimentar é passada de pai para filho", explica o pesquisador.

Costa afirma que as provas de eficiência em ovinos do IZ devem ser potencializadas a partir de uma parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABC Dorper) em dezembro deste ano. "A ideia é que com essa parceria o IZ comece a fazer os testes de eficiência em animais de produtores ligados a associação, o que trará grandes resultados para toda a cadeia produtiva de ovinos", afirma.

O Estado de São Paulo é o maior mercado consumidor de ovinos do Brasil em quantidade e qualidade do produto. "É um mercado que cresce a cada ano. Atualmente, São Paulo tem cerca de dez mil propriedades rurais envolvidas com a ovinocultura, que se caracterizam por ser pequenas e familiares. Porém, temos visto um movimento de aumento na quantidade de grandes produtores de ovinos no Estado", diz o pesquisador do IZ.

SERVIÇO
Eficiência Alimentar em Ovinos
Data: 25/11/2021
Horário: 13h
Transmissão: Canal de Youtube da Fundag


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.