CI

Rebanho ovino mantém boas condições

Isso deve à disponibilidade de pastagens nativas e cultivadas


Foto: Sheila Flores

Segundo o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, na região administrativa de Bagé, o rebanho ovino tem apresentado boas condições corporais, mesmo em áreas com menor índice pluviométrico. Isso deve à disponibilidade de pastagens nativas e cultivadas, garantindo um ganho de peso superior para os animais.

Em Alegrete, o desmame dos cordeiros nascidos na última primavera está em andamento, atualizando a condição corporal das matrizes programadas para o encarneiramento em março e abril. Em Bagé, os produtores de raças de corte estão iniciando o encarneiramento e realizando aplicações de banhos sarnicidas e piolhicidas.

Na região de Pelotas, o clima mais ameno tem contribuído para melhorar a condição sanitária dos ovinos, reduzindo as infecções de casco e a ocorrência de miíases (bicheiras). As atividades de manejo, como esquila, desmame de cordeiros, seleção de matrizes e aquisição de carneiros, continuam em andamento.

Em Santa Maria, o retorno das chuvas impulsionou o desenvolvimento das pastagens, resultando em um melhor ganho de peso e pontuação corporal para o rebanho. Na região de Santa Rosa, as ações estão focadas no manejo reprodutivo e sanitário dos rebanhos.

Quanto à comercialização, o levantamento semanal realizado pela Emater/RS-Ascar no Estado indicou que o preço médio do cordeiro prejudica 3,01%, passando de R$ 7,63 por quilo vivo para R$ 7,40 por quilo vivo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.