CI

Expodireto 2024: agricultura sustentável é alternativa para reduzir custos e aumentar a produtividade

O evento aconteceu na tarde da quinta-feira, 7 de março, no auditório central


Foto: Pixabay

Com o objetivo de destacar as práticas inovadoras e os resultados dos produtores gaúchos em direção a um futuro mais sustentável, a Tarde da Agricultura Sustentável e Regenerativa reuniu seis produtores rurais protagonistas da agricultura sustentável no Rio Grande do Sul. O evento aconteceu na tarde da quinta-feira, 7 de março, no auditório central.

Participaram do painel Murilo Teixeira Gonçalves, do município de São Gabriel; Marcelino Meinke, de Estrela; Verner Jann, de Nova Ramada; Fauro Rocha, de Santa Bárbara do Sul; Jaderson Beutinger, de Ijuí; e Rafael Rockembach De Ávila, de Dom Pedrito. Também estiveram presentes no debate, o mediador Marcelo Chiapetta e o produtor rural representante do Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS) Murício Piccin.

Agricultura sustentável: um caminho sem volta

Os participantes compartilharam as suas experiências e resultados em diferentes áreas, desde a integração lavoura-pecuária até a produção de leite, grãos e bioinsumos. Armando Pettinelli Neto, gerente regional noroeste do Sebrae RS, destacou que é preciso produzir forma mais sustentável para não acabar com a agricultura e o ecossistema.

“Acho que a palavra central de tudo que ouvimos aqui hoje é o equilíbrio. Queremos mostrar que podemos usar outras formas de sustentabilidade no nosso sistema de produção, para produzir cada vez mais e contribuir ainda mais para a preservação do meio ambiente”, explicou Pettinelli.

O produtor rural Jaderson Beutinger, de Ijuí, disse que, da mesma forma que antigamente se falava em plantio direto, hoje a agricultura sustentável é um caminho sem volta e tende a crescer cada vez mais. “Na cama do gado eu tinha muito problema com mastite ambiental, problema que foi resolvido com a aplicação de micro-organismos da mata, que eu mesmo produzi a um custo de sete centavos o litro. Também percebo que o meu solo está mais saudável, encontro mais fungos benéficos como micorrizas”.

A partir das suas vivências e experiências, os produtores rurais indicaram a agricultura sustentável e regenerativa como um caminho viável e promissor para melhorar a produtividade no campo. Além disso, pode ser uma solução para conciliar o aumento da produção de alimentos com a necessidade de combater as mudanças climáticas.

Agropecuária sustentável e regenerativa será tema de encontro

Durante a abertura do painel, o produtor rural Murício Piccin, representante do GAAS, anunciou a realização do 1º Encontro Gaúcho de Agropecuária Sustentável e Regenerativa. O evento será realizado de 1º a 4 de julho de 2024, em Ijuí.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.