CI

AgroBrasília celebra 15 anos de realização presencial

Feira é considerada uma vitrine de novas tecnologias


Foto: Wenderson Araujo

Por Paloma Santos

Começou movimentado o segundo dia da maior feira do agronegócio do Planalto Central, a AgroBrasília — evento que, em 2024, chega à 15ª edição presencial. Até sábado, a feira contará com uma série de palestras, oficinas, rodas de conversas e lançamentos voltados para o fomento do agronegócio local.

O tema escolhido para nortear esta edição comemorativa foi o “Agro do Futuro a Gente Cultiva Hoje”. Organizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal, a Coopa-DF, a feira é uma vitrine de novas tecnologias e um espaço para debates, palestras e cursos sobre diversos temas relacionados ao setor produtivo.

Segundo o Presidente da feira e da Coopa-DF, José Guilherme Brenner, a AgroBrasília registrou, nesta edição, um recorde no número de expositores, são 592 no total. Quanto ao público, os organizadores acreditam que chegue a 180 mil visitantes, 10 mil a mais do que no ano passado.

“A gente acha que nesses 15 anos a feira cumpriu um papel importante, que é o papel de levar para o produtor o conhecimento, a tecnologia, a possibilidade de ver, de avaliar os equipamentos, os materiais, escolher o que é melhor para ele, e acho que isso foi uma coisa que a gente teve, e nós temos hoje uma agricultura de muito sucesso na região, uma agricultura muito produtiva, em parte, graças à AgroBrasília ”, destacou Brenner, em entrevista ao Agrolink.

Na avaliação do presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), Cleison Duval, a feira trouxe um avanço muito grande para a agricultura do Centro Federal. “Os produtores passaram a conviver diretamente com as tecnologias, com os equipamentos de ponta”, disse. 

Ele explica que, nesse período, o próprio Centro Federal se transformou. “Nós passamos a ser grandes líderes em produtividade, grandes campeões em produtividade de grãos, especialmente trigo, soja, feijão. Eu acho que graças muito a essa feira que trouxe essa tecnologia toda de perto, presencial, física para os nossos produtores”, complementou

Para os negócios, a expectativa da Coopa-DF é reproduzir o valor em propostas de 2023, que foi de 4,8 bilhões de reais.

De acordo com o gerente de unidade de negócios da KWS, Marcelo Pereira, o movimento do segundo dia de feira tem sido intenso. “As nossas expectativas são as melhores possíveis, principalmente no cenário que nós viemos do último ano. Então a gente vê um horizonte, uma perspectiva muito melhor para essa próxima safra”, afirmou. 

O empresário Cleonildo Biscoli, frequentador assíduo da feira há anos, também tem boas expectativas de negócios. Ele e a família trabalham com colheitas terceirizadas. Há alguns anos, deixaram de plantar e fazem apenas a colheita para outros produtores da região, e encontram na Agrobrasília o ambiente ideal para se inteirar sobre os lançamentos e novas tecnologias do agro. “A gente sempre acaba vendo as novidades e fechando o negócio, né? Não hoje, mas a gente acaba vendo os lançamentos, temos que estar antenados”, reforça.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.