CI

AgroBrasília 2025 começa nesta terça (20) com programação inédita

Tecnologia 4.0, sustentabilidade e encontros internacionais



Foto: Foto Gesival Nogueira Kebec/Trilux[/caption]

A edição de 2025 da Feira AgroBrasília acontece de 20 a 24 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, com o tema “Agro: Oportunidade para Todos”. A abertura oficial será marcada por uma missa solene, às 9h, no Auditório Buriti.

Com foco em inovação, a programação deste ano traz uma agenda robusta que inclui: debates sobre sustentabilidade, novas tecnologias e startups, atrações internacionais , incentivo ao protagonismo feminino no agro e muito mais.  Para José Guilherme Brenner, presidente da AgroBrasília e da Coopa-DF, a Feira reforça a conexão entre tecnologia e produção rural. “Queremos destacar que o agro também é uma fonte de inovação. A Feira cria espaço para pequenas empresas apresentarem soluções e atrair investidores”, afirmou Brenner.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF), presente desde a primeira edição da AgroBrasília, também marca presença em 2025 com uma programação voltada à inovação e à sustentabilidade. Segundo o presidente da instituição, Cleison Duval, o foco este ano inclui novidades na área ambiental, como o debate sobre crédito de carbono.

“Oferecemos espaços com tecnologias acessíveis para pequenos, médios e grandes produtores. São 10 circuitos temáticos — da avicultura à fruticultura — com soluções que podem ser aplicadas em diferentes realidades do campo. Em 2025, damos destaque à produção de queijos artesanais e à discussão sobre crédito de carbono, reforçando nosso compromisso com o meio ambiente”, explicou Duval.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) também participa da Feira com destaque para a unidade Embrapa Arroz e Feijão, que apresenta soluções voltadas à produtividade e adaptação ao Cerrado. Os pesquisadores Mábio Lacerda e Leonardo Cunha Melo (especialista em cultivares de feijão) conduzem palestras sobre o tema, reforçando a conexão entre pesquisa e campo.

“A AgroBrasília é uma vitrine estratégica para a Embrapa. Aqui conseguimos apresentar nossas tecnologias diretamente aos agricultores, aproximando ciência e prática produtiva para gerar resultados concretos”, afirmou Mábio Lacerda.

AITEC: o hub de inovação da Feira

Com 1.200 m², o Ambiente de Inovação e Tecnologia (AITEC) é um dos destaques da O Ambiente de Inovação e Tecnologia (AITEC) ocupa uma área de 1.200 m² no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci e reúne produtores, startups, instituições de ensino e mais de 3 mil estudantes em uma programação intensa e interativa.

Entre os destaques está a Vila Startup, que contará com mais de 20 startups selecionadas por meio de edital e convites diretos. O grupo inclui as seis vencedoras da chamada pública promovida pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Essas startups participarão do Concurso AgroBrasília de Inovação no Campo, com premiações em dinheiro e visitas técnicas personalizadas.

A coordenadora do Pavilhão AiTec, Lydia Costa, destaca que a inovação está presente em todas as dimensões do agronegócio e é um dos pilares da AgroBrasília:

“É um parque tecnológico, seja nas máquinas, seja nos insumos. Como a agricultura evolui em ritmo acelerado, sentimos a necessidade de criar um espaço que reúna startups e soluções inovadoras para o setor”, explica Lydia.

O espaço ainda oferece hackathon, palestras técnicas, estúdio de podcast, áreas de convivência e um lago movido a energia solar — símbolo do compromisso com a sustentabilidade. A Universidade de Brasília (UnB) também estará presente, com participação ativa em painéis temáticos.

Além disso, o AiTec recebe estudantes do programa Escola no Parque, que busca despertar, desde cedo, o interesse por ciência, tecnologia e empreendedorismo no agro.

Dia Internacional: Agro tropical para o mundo

A quinta-feira (22) será dedicada ao “Dia Internacional”, que reunirá diplomatas e autoridades de mais de 20 países. O objetivo é apresentar as tecnologias desenvolvidas para o Cerrado brasileiro e para a agricultura tropical. A abertura será na Administração da AgroBrasília, com café da manhã no Auditório Buriti.

“Queremos mostrar os modelos de produção, as tendências e o potencial do Agro do Planalto Central ao mundo”, destacou Ana Paula Cenci, coordenadora do Dia Internacional.

A realização conta com o apoio do MAPA, Embrapa Cerrados, Emater-DF e Secretaria de Relações Internacionais do DF.

Além disso, na quarta-feira (21), a Feira  receberá a   3ª Cimeira Internacional das Cooperativas de Língua Portuguesa (CICLP). A visita acontecerá na no período da manhã e é promovida pela Organização das Cooperativas Brasileiras do Distrito Federal (OCB-DF).

3º Encontro de Mulheres do Agro: Elas Plantam o Futuro

No sábado (24), a Feira recebe  o 3º Encontro de Mulheres do Agro: Elas Plantam O Futurocom o tema “Elas Plantam o Futuro”. O evento valoriza o empreendedorismo feminino no setor rural e promove uma rede de troca de experiências e conhecimento.

“Mulheres, quando se unem por um propósito, têm uma força transformadora. Temos voz e vez no presente e futuro do agro”, afirmou Franceska Cenci, vice do comitê gestor da Feira e idealizadora do evento.

Outros destaques da programação

Além dos eventos já mencionados, a Feira AgroBrasília 2025 também traz:

Painéis sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)
Encontro de Cafeicultura do RIDE e DF
Debates sobre a Lei de Bioinsumos e Produção Regenerativa
Clique aqui para conferir a programação completa da Feira AgroBrasília 2025

Informações AgroBrasília

Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), a Feira AgroBrasília 2025 ocorrerá entre os dias 20 a 24 de maio, com entrada gratuita, das 8h30 às 18h, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (localizado na BR 251 km 5 - PAD-DF, Brasília, Distrito Federal).

Serviço

Feira AgroBrasília 2025

Data: terça-feira a sábado – 20 a 24 de maio
Horário: 8h30 às 18h
Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – AgroBrasília, BR 251 km 5 - PAD-DF
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.