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Nome do Evento
Curso de Elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos
18 de jul de 2013

Curso de Elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos

Descrição do evento

Ementa


1. Legislação Nacional de Resíduos Sólidos

Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), Política Nacional de Meio Ambiente (Lei 6.938/1981), Política Nacional de Saneamento Básico (Lei 11.445/2007) e Decreto nº 7.405/2010, que instituiu o Programa Pró-Catador.

2. Gestão de Resíduos Sólidos

Competências Federal, Estadual e Municipal no gerenciamento de resíduos sólidos. O Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos. Exigências do Sistema de Gestão Municipal.

3. Diagnóstico municipal

Diagnóstico preliminar dos resíduos sólidos. Zoneamento e definição de áreas para tratamento e destinação final. Identificação dos resíduos sólidos e dos grandes geradores sujeitos à logística reversa e à apresentação do plano de gerenciamento de resíduos sólidos. Procedimentos operacionais e especificações mínimas do sistema de gestão para todas as etapas de elaboração e implementação do plano. Procedimentos operacionais e especificações mínimas a serem adotados nos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos.

4. Mecanismos administrativos

Identificação das possibilidades de implantação de soluções consorciadas ou compartilhadas, parceirização e cooperação técnica. Regras para o transporte e outras etapas do gerenciamento de resíduos sólidos. Definição das responsabilidades de implementação e operacionalização de etapas e processos. Programas e ações de capacitação técnica e de educação ambiental. Programas e ações para a participação dos grupos interessados no gerenciamento de resíduos, em especial das cooperativas ou associações de materiais recicláveis e reutilizáveis. Mecanismos para a criação de fontes de negócios, emprego e renda, mediante a valorização dos resíduos sólidos. Sistema de cálculo dos custos da prestação e cobrança dos serviços.

5. Metas municipais no gerenciamento de resíduos sólidos

Propostas para o gerenciamento de resíduos sólidos. Descrição das formas e dos limites da participação do poder público local na coleta seletiva e na logística reversa. Ações preventivas e corretivas a serem praticadas, incluindo programa de monitoramento. Metas de redução, reutilização, coleta seletiva e reciclagem, entre outras, com vistas a reduzir a quantidade de rejeitos encaminhados para disposição final ambientalmente adequada. Identificar e indicar medidas saneadoras para os passivos ambientais originados, áreas contaminadas, inclusive lixões e aterros controlados. Periodicidade de sua revisão, observado prioritariamente o período de vigência do plano plurianual municipal. Participação dos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis.

A ementa será complementada com exemplos, exercícios e projeção de vídeos.

Público alvo


  • Prefeitos, vereadores, secretários e servidores municipais, assessores e consultores.
  • Agentes que atuam no planejamento, execução, fiscalização e controle de processos relacionados ao gerenciamento integrado de resíduos sólidos, nas áreas de administração e obras, meio ambiente, saúde, educação, agropecuária e desenvolvimento tecnológico.
  • Consultores que trabalham com serviços urbanos, reciclagem ou manejo de resíduos.
  • Profissionais que desejem expandir seus conhecimentos em resíduos sólidos.
  • Professores e alunos de planejamento e gestão ambiental. Representantes ou membros de organizações de interesse locais, incluindo grupos comunitários, ONGs e o setor privado.
  • Agentes de fomento financeiro que estejam interessados em sustentar futuras atividades de manejo de resíduos.

Carga horária


16 horas.

Instrutora


Profa. Aline Marcelino:

Engenheira Química. Especialista em Recursos Hídricos e Ambientais. Especialista em Gestão de Resíduos Sólidos. Professora Universitária (graduação e pós-graduação), ministrando disciplinas relacionadas a Meio Ambiente e Legislação Ambiental. Consultora e palestrante na área Ambiental. Possui vasta experiência na elaboração de Planos Municipais de Resíduos Sólidos.

Educadora Ambiental. Presta assessoria a ONGs na elaboração de projetos nas áreas de Educação Ambiental, Reciclagem e Gestão Ambiental. Também atua na elaboração de laudos de Qualidade da Água (parâmetros físico-químicos).

Certificado


- Elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos (16 horas).

Além da carga-horária, os certificados informarão o conteúdo ministrado.
Os certificados serão emitidos aos participantes que obtiverem, no mínimo, 75% de presença.

Investimento


R$ 1.300,00 por participante (até 18x no Cartão de Crédito, sendo em até 6x sem juros).
OU
R$ 1.000,00 para servidores de municípios associados à FAMEM, ou por qualquer pessoa/empresa/órgão, no caso de pagamentos à vista (depósito, transferência ou ordem bancária).
A cada 04 inscrições do mesmo órgão, empresa ou grupo, será oferecida uma vaga extra de cortesia.

O Investimento inclui:
- Almoço nos dias do evento;
- Coffee-Break nos intervalos da manhã e da tarde;
- Kit ecológico: Pasta, Bloco de Anotações, Caneta etc;
- Apostila impressa; e
- CD contendo material de apoio elaborado pela instrutora.

Formas de pagamento


Mediante transferência bancária ou depósito na Conta Corrente 18.460-8, Agência 4.323-0, do Banco do Brasil, com envio do comprovante para o fax (98) 3227-3075 ou para o e-mail [email protected]. Disponível até 15/07/2013, enquanto houver vaga disponível.

Utilizando o seu Cartão de Crédito, através do PagSeguro (disponível até 16/07/2013, enquanto houver vaga disponível), num processo rápido que não exige cadastro. Você poderá utilizar uma das opções abaixo, e ainda parcelar a sua inscrição em até 18x (até 6x sem juros):

Para efetuar a pré-inscrição, favor preencher o formulário ao final desta página e clicar em “Enviar”. Em seguida, logo abaixo, aparecerão as instruções de pagamento. Para pagar com cartão de crédito pelo PagSeguro, basta, após o preenchimento do formulário, clicar no botão “Pagar com PagSeguro” e outra janela será aberta para iniciar a operação. Assim que o pagamento for autorizado, será encaminhado um e-mail do PagSeguro confirmando a transação, e um e-mail do Instituto Certame confirmando a sua inscrição.

Observação: A única forma disponível de pagamento parcelado é via PagSeguro, com cartão de crédito.

Justificativa da contratação para órgãos públicos


A contratação de treinamento por Pessoa Jurídica de Direito Público poderá ocorrer com base no permissivo do art. 24, II (Dispensa de Licitação para despesas de pequeno vulto, até o limite de R$ 8.000,00) e (ou) no disposto no art. 25 (Inexigibilidade de Licitação), ambos da Lei n° 8.666/1993:

Considere que as contratações de professores, conferencistas ou instrutores para ministrar cursos de treinamento ou aperfeiçoamento de pessoal, bem como a inscrição de servidores para participação de cursos abertos a terceiros, enquadram-se na hipótese de inexigibilidade de licitação prevista no inciso II do art. 25, combinado com o inciso VI do art. 13 da Lei n° 8.666/1993. (Decisão TCU n° 439/1998 – Plenário).

Contrata-se por inexigibilidade de licitação com fundamento no art. 25, inc. II, da Lei n° 8.666, de 1993, conferencistas para ministrar cursos para treinamento e aperfeiçoamento de pessoal, ou a inscrição em cursos abertos, desde que caracterizada a singularidade do objeto e verificado tratar-se de notório especialista. (Orientação Normativa AGU n° 18)

(Minuta de Parecer Jurídico) Poderá ser adaptada de acordo com o órgão público contratante.

(Certidões Negativas e Documentos para a emissão da Nota de Empenho)

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Uma das melhores instrutoras do Brasil, com sólida formação acadêmica, experiência prática e excelente didática.

Observações complementares


Este curso insere-se no conceito de Curso Livre, objetivando a formação continuada e a qualificação profissional, conforme o previsto no art. 39, §2º, I, da Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/1996), e nos arts. 1º, I e 3º Decreto Federal nº 5.154/2004.

Caso a turma não alcance o número mínimo de participantes, o Instituto CERTAME reserva-se ao direito de cancelar este curso e devolver imediata e integralmente o valor das inscrições pagas.

Cancelamentos e substituições


Em cursos abertos, o cancelamento da inscrição deve ser feito em até 5 dias antes da data do curso, e a substituição do inscrito em até 2 dias antes da data do curso. Do inscrito que não cancelar sua participação e não comparecer ao curso, será cobrado o valor integral da inscrição.

Em caso de desistência por parte do inscrito, cuja inscrição tenha sido paga, será feita a devolução de 80% do valor pago, sendo 20% retido a título de taxa administrativa. No caso de cancelamentos e transferências que ocorram por parte do Instituto CERTAME, que impossibilitem a participação do candidato, a devolução do valor será feita integralmente, no prazo de até 2 dias.

Informações e dúvidas


[email protected]
Fone: (98) 4141-3077
Celular: (98) 8893-3075
Fax: (98) 3227-3075

Inscreva-se agora (Vagas limitadas!)


Preencha o formulário a seguir e clique em enviar. Após o envio, logo abaixo, aparecerão as instruções de pagamento, inclusive o botão do Pagseguro, caso queria pagar com Cartão de Crédito.
Não fazemos reserva de vagas e as inscrições são confirmadas na ordem cronológica dos pagamentos efetuados. Garanta sua vaga: pague o quanto antes!

 

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Informações gerais

18/07/2013
Indefinido
MA - São Luís

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