CI

Seminário reúne apicultores em Uberlândia

Nos últimos anos a apicultura mineira tem crescido



Foto: Canva

Uberlândia foi o centro das discussões sobre a cadeia da apicultura no Triângulo Mineiro nesse fim de semana. O município sediou, no sábado (19), o 1º Seminário de Apicultura da região, uma promoção do Sistema Faemg Senar e do Sindicato Rural. A programação de palestras reuniu apicultores da região, estudantes e lideranças do agronegócio na Casa do Criador, no Parque de Exposições Camaru.

Presente no evento, o vice-presidente secretário do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes, destacou a importância de apoiar os produtores desta cadeia. “A apicultura está crescendo a cada ano em nosso estado e tenho certeza que este trabalho vai continuar potencializando o setor. É uma atividade que o produtor pode inserir dentro da sua propriedade rural, diversificando o seu negócio”, afirmou.

Compondo a mesa de abertura do seminário, o gerente regional Ricardo Tuller destacou que a região formou o primeiro grupo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial de Apicultura em 2022 e, hoje, tem um segundo grupo sendo assistido. “Este seminário é resultado desse trabalho que o ATeG vem fazendo aqui na região, como uma forma de trazer mais conhecimento aos produtores”, enfatizou Tuller, ressaltando a iniciativa dos técnicos de campo Gabriel Oliva e Tânia Durães para a realização do evento.

A apicultora Laís Lavareda saiu de Araguari para participar do evento, juntamente com um grupo de mais dez apicultores. “É fantástico aprender mais sobre a apicultura, estar aqui e fazer conexões junto com outros colegas de atividade, o que fortalece a nossa produção”, afirmou.

De acordo com informações do Instituto Mineiro de Agropecuária, nos últimos anos a apicultura mineira tem crescido e um dos indicativos é o aumento de produtores cadastrados. Em 2024, 1.085 novos cadastros foram realizados no IMA, 34% a mais que em 2023.

Programação

O seminário contou com palestras sobre “Viabilidade financeira e importância econômica do mel”, com o supervisor do Sistema Faemg Senar, Luan Dourado; “Importância da Polinização”, com o técnico especialista do Sistema Faemg Senar, Franklin Souza; “Atuação do profissional técnico nas agroindústrias de pequeno porte”, com a médica veterinária da Secretaria Municipal do Agronegócio, Renata Barbosa Andrade; e ainda da Federação Mineira de Apicultura e do IMA, para falar da importância do cadastramento dos apiários junto ao instituto.

O evento também contou com as presenças do vice-prefeito de Uberlândia, Vanderlei Pelizer, da deputada federal Ana Paula Leão, da diretora do Sindicato Rural, Cristiane Castro, do gerente do IMA, Rodrigo Carvalho, entre outras lideranças. O seminário teve o apoio da equipe Terra Fértil, uma das participantes do Maratona Faemg Jovem.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.