CI

Visitantes conferem novidades em diferentes setores da Expodireto

O clima é de otimismo em mais um dia movimentado no parque da Expodireto Cotrijal


Foto: Nadia Borges

O clima é de otimismo em mais um dia movimentado no parque da Expodireto Cotrijal. O público, que mais uma vez enche ruas e estandes, chegou cedo para conferir as novidades desta edição.

Produtores rurais de muitos lugares diferentes, curiosos para conferir as inovações tecnológicas para aumentar a eficiência do trabalho e a produtividade nas lavouras, circulam pelos corredores do setor de máquinas e equipamentos.

De olho em um trator, Jaqueline Viccari e o marido Nilson Bauermann (foto) visitam a feira para conferir as inovações e aproveitam para ver de perto o maquinário agrícola. “Nós somos pequenos produtores e, como pretendemos ampliar a nossa área de soja e vamos precisar de um trator melhor, estamos olhando um trator cabinado para pulverização”, comenta a produtora de Saldanha Marinho, associada da Cotrijal, que visita a feira há 13 anos.

Novas cultivares chamam atenção na produção vegetal

Pelos corredores do setor de produção vegetal, o casal de agricultores de Ibirubá, Marta e Ernei Binsfeld (foto), confere as novidades em sementes. “Buscamos aqui o conhecimento e novas variedades de soja. O que encontramos aqui e vemos que é possível aplicar na nossa propriedade, levamos como sugestão ao nosso agrônomo”, conta Marta.

Da mesma forma, o produtor André De Césaro, de Nova Ramada, circula pelos estandes de olho em novas cultivares de soja e milho, a fim de inovar na sua propriedade. Para ele, o que mais chama atenção são os lançamentos de novas cultivares. “Neste ano estou de olho em cultivares mais resistentes aos fungos, principalmente porque passamos por um período em que tivemos bastante dificuldade de controlar doenças”.

Tecnologia e agroindústria familiar

Já os visitantes que buscam tecnologia, inteligência artificial, agricultura de precisão, aplicativos e ferramentas inovadoras passam pela Arena Agrodigital. Atento às explicações de um expositor de drones, Luciano Kuse (foto), produtor de Vacaria, contou que esse é um dos setores que mais lhe chama atenção.

“Nós temos uma área de 150 hectares e máquinas grandes não são comportadas. Então, estamos investindo em tecnologia. Já temos drone, por isso vim aqui buscar mais informações sobre autonomia, eficiência e transporte”, contou Kuse.

Além de fazer negócios e buscar conhecimento, muitos visitantes não abrem mão de passar em um dos espaços mais visitados da feira: o Pavilhão da Agricultura Familiar, tradicional atração da Expodireto Cotrijal.

Adalberto Amorin (foto) expositor de produtos para o gado leiteiro, aproveitou para garantir produtos coloniais como queijo, salame e copa. “Impossível não prestigiar o trabalho da agricultura familiar. Os produtos estão excelentes. Isso prova quantos produtos bons são produzidos aqui e como as agroindústrias têm evoluindo a cada ano”, ressaltou.

A feira segue até sexta-feira, 8 de março, com visitação das 8h às 18h.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.