Aprosoja MT debate adubação do milho em Juara
Evento discute adubação nitrogenada no milho para melhorar produtividade

A Associação dos Produtores de soja e milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) promoveu, nesta quinta-feira (14.08), em Juara, o quarto dia da etapa Oeste da Rodada Técnica. O encontro reuniu produtores, pesquisadores e técnicos para apresentar resultados das pesquisas desenvolvidas pelos Centros Tecnológicos da Aprosoja (CTECNOs) e discutir estratégias eficientes de adubação nitrogenada na cultura do milho.
Para a delegada coordenadora do núcleo Vale do Arinos, Jaqueline Piovesan, a Rodada Técnica é uma oportunidade de aproximar o conhecimento científico da realidade do produtor rural, auxiliando a melhorar a produtividade e rentabilidade em sua lavoura.
“Hoje nós recebemos o resultado das pesquisas realizadas pelo CTECNO Parecis aqui no Vale do Arinos. Esse evento foi muito importante, trouxe muito conhecimento aos nossos produtores, sem dúvidas vão poder aproveitar toda essa expertise dos nossos pesquisadores para melhorar a sua produção, melhorar a qualidade do seu produto, a saúde dos vegetais e trazer muitos ganhos tanto produtivos quanto de rentabilidade do seu negócio, trazendo saúde financeira e perenidade para os negócios daqui da região”, destacou.
A pesquisadora da Aprosoja MT, Daniela Facco, ressaltou que o manejo correto do nitrogênio é um dos pontos-chave para altas produtividades no milho, principalmente em solos de textura média e arenosa.
“Entre os assuntos abordados, falamos sobre adubação nitrogenada no milho. Nele, abordamos questões relacionadas à dose de adubação, época e parcelamento de adubação em diferentes ambientes de produção, solos de textura média e arenosa. Abordamos assuntos de como esses ambientes são exigentes em adubação nitrogenada, principalmente solos de textura arenosa, porém com potencial produtivo menor e o quanto a época da aplicação do fertilizante impacta o rendimento da cultura, onde acertar o momento de adubação nitrogenada é mais importante, muitas vezes, do que incrementar a dose aplicada”, explicou.
O produtor rural do Vale do Arinos, Jean Bordignon, reforçou que eventos como esse trazem informações valiosas para o dia a dia do produtor rural na lavoura e agradeceu a iniciativa da Aprosoja Mato Grosso em prol dos produtores rurais.
“A rodada técnica é extremamente importante para nós produtores porque ela nos aproxima da informação. Como os dados são coletados em uma região semelhante à nossa. É muito interessante que a Aprosoja MT nos aproxime dessas informações com que a gente possa implementar no dia a dia nas nossas propriedades. Ela mostra a importância que a associação tem dentro da nossa atividade rural, pois ela proporciona conhecimento, pesquisa, desenvolvimento técnico, melhoramento e aperfeiçoamento da nossa atividade. Obrigado a Aprosoja MT, mais uma vez, por trazer conhecimento ao interior”, afirmou.
A Rodada Técnica encerra a etapa Oeste nesta sexta-feira (15.08), no município de Nova Maringá, às 18h30, no Sindicato Rural.