CI

Pesquisador salienta importância da sanidade de sementes na proteção das safras de trigo

Fitopatologia: Oportunidade para proteger a semente disponível


Foto: Franquiéle Bonilha da Silva

A Biotrigo realizou, durante a Expodireto Cotrijal, uma trilha do conhecimento para conduzir produtores sobre proteção de sementes como estratégias para garantir safras mais rentáveis. A palestra Fitopatologia: Oportunidade para proteger a semente disponível foi ministrada pelo pesquisador em doenças no trigo, Flávio Chupel Martins, que salientou a complexidade dos desafios fitossanitários enfrentados pelos agricultores, especialmente à luz das condições climáticas extremas da safra anterior.

Martins ressaltou a importância da sanidade de sementes. Diante dos desafios enfrentados na safra passada, marcada por condições climáticas adversas, como o El Niño, que intensificou a umidade e as temperaturas, o pesquisador alertou para a presença significativa do fungo Fusarium graminearum nos lotes de sementes analisados, destacando seus impactos devastadores na qualidade e no estabelecimento das culturas.

Ao abordar a complexidade das doenças que podem persistir nas sementes e afetar as safras subsequentes, Martins enfatizou a necessidade premente de estratégias eficazes de manejo e erradicação dos fungos. Compreendendo os riscos associados à presença do Fusarium graminearum, responsável por causar deterioração das sementes e podridão das raízes, o pesquisador instigou os produtores a adotarem medidas proativas para proteger o potencial genético das sementes e salvaguardar a sustentabilidade das colheitas futuras.

A análise fitopatológica mostrou que, a incidência do fungo Fusarium graminearum em até 90% dos lotes de sementes examinados. Esta espécie, conhecida por ser a causadora da doença giberela, pode desencadear a podridão das raízes durante os estágios iniciais de desenvolvimento das plantas, comprometendo assim o estabelecimento do cultivo.

O pesquisador ainda enfatizou que, a dependência dos tratamentos químicos de sementes como medida essencial  diante das atuais condições desafiadoras. "Esse tratamento deve conter múltiplos princípios ativos, para que haja um controle efetivo dos principais patógenos que afetam o desenvolvimento inicial", explicou. Para o controle do Fusarium graminearum, o uso de fungicidas do grupo dos Benzimidazois foi apontado como indispensável devido à sua eficácia comprovada.

Ao comentar sobre a relevância da sanidade de sementes, Flávio Chupel Martins destacou a necessidade de estratégias e oportunidades para manejar e erradicar os fungos, visando proteger o potencial genético das sementes e assegurar colheitas mais saudáveis e produtivas.

"Nossa palestra visa trazer um pouco sobre a importância da sanidade de sementes, um assunto que ganha ainda mais relevância, principalmente vindo de uma safra tão desafiadora como foi em 2023, principalmente pensando do ponto de vista de ocorrência de doenças", finalizou pesquisador.

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.