CI

Atualização da estimativa da safra de verão 2023/24 é divulgada na Expodireto Cotrijal

Rio Grande do Sul apresenta números promissores


Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (05/03), durante o tradicional Café da Manhã para a imprensa, um evento que faz parte da programação da Expodireto Cotrijal e é uma parceria entre a Emater/RS-Ascar e as secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR) e Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), foi divulgada a atualização da estimativa da safra de grãos de verão 2023/2024, conforme o divulgado pela Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul. O secretário da Agricultura, Giovani Feltes, marcou presença no evento, que contou com a participação de diversas lideranças e autoridades ligadas ao agronegócio gaúcho.

De acordo com os dados apresentados, o Rio Grande do Sul projeta uma colheita superior a 35,023 milhões de toneladas de grãos, cultivados em uma área plantada que ultrapassa 8,43 milhões de hectares. A soja, principal cultura em termos de área e produção no Estado, tem estimativa de produção em torno de 22,24 milhões de toneladas, em uma área plantada de 6,68 milhões de hectares.

O arroz irrigado, conforme dados do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), ocupa uma área de 900.203 hectares, com uma estimativa de produtividade de 8.325 kg/ha e uma produção prevista de mais de 7,49 milhões de toneladas.

Quanto ao milho, que desempenha um papel importante em várias atividades produtivas, a área plantada é de 812.795 hectares, com uma projeção de produção de 5,20 milhões de toneladas.

Para o feijão, os números indicam que na 1ª safra, cultivada em 25.264 hectares, a produção atingiu aproximadamente 48,54 mil toneladas. Já na 2ª safra, com uma área de 19.900 hectares, a estimativa é de uma produção de 31,20 mil toneladas.

Em relação à produtividade, destaca-se que a soja apresenta uma estimativa média de 3.329 kg/ha no Rio Grande do Sul. Comparado à safra anterior, que registrou 1.949 kg/ha, o aumento de produtividade é significativo, alcançando 70,83%.

A cultura do milho também obteve um aumento na produtividade, chegando a 32,23% em comparação com a safra 2022/2023. A estimativa atual é de uma produtividade média de 6.401 kg/ha, enquanto no ano passado foi de 4.841 kg/ha.

Os dados foram coletados pelos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar, revisados e compilados pelas gerências Técnica (GET) e de Planejamento (GPL) junto aos regionais. A apresentação da segunda estimativa da safra de grãos de verão foi conduzida pelo diretor técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.