Energia solar: economia e sustentabilidade


Economia

Energia solar: economia e sustentabilidade

Já existem equipamentos que tem autonomia de gerar toda a energia de uma propriedade rural
Por: -Eliza Maliszewski
1461 acessos

A forma mais comum de captar energia solar é com placas fotovoltaicas. Elas podem ser monocristalinas (para regiões com menos sol como Sul e Sudeste) e policristalinas (ideais para o Nordeste). As placas captam energia solar que pode ser usada para abastecer uma propriedade rural inteira e sistemas como esteiras e armazenamento. Quando a geração solar fotovoltaica é superior à demanda, o sistema devolve a energia para rede, no sentido contrário, para ser utilizada por outros consumidores, automaticamente sem intervenção e seguindo normas de segurança.

A captação pode ser feita de duas maneiras: on-grid quando conectada à rede elétrica, utilizando tanto energia solar quanto da companhia energética local ou off-grid, integralmente do sol. Quando a geração solar fotovoltaica é inferior à demanda, ou no período noturno, a diferença de energia é suprida automaticamente pela energia elétrica da distribuidora.

Já existem equipamentos que tem autonomia de gerar toda a energia e sem gastar diesel, com baterias de lítio. Outro sistema solar capta a luz do sol para bombar água. Conheça esses dois sistemas na reportagem em vídeo. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Calendário