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Expointer 2017: Chef Marcos Livi irá assinar a linha de Hambúrguer Certificado Hereford do Frigorífico Silva

Batalha do Hambúrguer proporcionou uma saborosa disputa entre competidores de renome nacional pelo selo de qualidade da linha exclusiva


A segunda edição da Batalha do Hambúrguer, organizada pela Associação Brasileira de Hereford e Braford em parceria com o Frigorífico Silva, proporcionou em 2017 uma saborosa disputa entre cinco competidores de renome nacional pelo selo de qualidade da linha exclusiva de Hambúrguer feito com Carne Certificada Hereford. Utilizando uma mistura de vazio, maminha e chorizo, o chef Marcos Livi, gaúcho radicado em São Paulo, onde está a frente dos bares Verissimo e Quintana, além do Parador Hampel, em São Francisco de Paula, foi o grande vencedor da Batalha, que avaliou cinco itens nesta disputa: sabor, suculência, aroma, maciez e apresentação. "Fizemos essa competição para firmar, junto do Frigorífico Silva, a entrada do selo conferido à Carne Certificada Hereford no processo de fabricação nacional de hambúrguer gourmet, buscando uma forma diferenciada de escolha: um concurso com cinco competidores de renome avaliados por um júri técnico e popular", informou o CEO da ABHB, Fernando Lopa.

Como será um produto diferenciado, com assinatura, feito a partir de carnes nobres, o júri, que não sabia a ordem da autoria dos blends avaliados, escolheu o suprassumo para estampar a nova marca Hereford do mercado. “Estaremos comercializando em nível nacional um hambúrguer produzido sem manuseio e que manterá de forma integral o padrão da qualidade da Carne Certificada Hereford, aplicando todos os benefícios da tecnologia que temos hoje em nossa fábrica sem o uso de conservantes, priorizando a origem artesanal e exclusiva da iguaria”, explicou o Gerente de Marketing do Frigorífico Silva, Magnus Costa.

A competição iniciou um pouco depois das 14 horas com o pelotense Marcio Ávila, que trouxe na receita o sabor tradicional do churrasco com picanha e vazio. O júri, composto pelo CEO da ABHB, Fernando Lopa, sócios e criadores Ricardo Duarte, da Toro Passo, e Eduardo Soares, da Carcávio, pelo jurado da raça Braford nesta 40ª Expointer, Luis Rafael Lagreca, pelo diretor de Marketing do Frigorífico Silva, Magnus Costa, pelo coordenador de Pecuária de Corte do Sebrae, Roberto Grecellé, e pelos influenciadores digitais Laura Bier Moreira (Roubadinhas), Luciano Medeiros (O Luxo do Gaúcho), João Lemos (Puerto Parrilla) e o cartor Ernesto Fagundes, ficou em uma sala reservada, restrita a poucos convidados e imprensa.

Marcos Livi veio na sequência com o blend que mais tarde seria anunciado como o grande vencedor. “Busquei valorizar o sabor da carne, por isso não coloquei nenhum tempero, apenas sal e pimenta”, explicou. Entre os segredos do chef, Livi admite que moeu a carne uma hora antes da competição, repetindo o processo por três vezes. “Busquei o frescor da carne que se intensificou na medida em que selamos o blend com manteiga clarificada”.

Os chefs da Ogrostronomia misturaram vazio, entrecot e acém, buscando suculência e maciez. Já o grupo O Assador utilizou costela e picanha em seu prato, apostando em um hambúrguer diferenciado na medida em que rechearam o burguer com filetes de picanha. O quinto competidor, Zi Saldanha, fez seu hambúrguer com quatro cortes: picanha, costela, vazio e acém.

O evento contou ainda com a parceria da plataforma Loucos e Loucas por Carne, que presentou o vencedor com um avental em couro; da SG Facas, de Gramado, que personalizou facas para cada um dos competidores, e da Malt Store, que proporcionou uma degustação de Chopp da Coruja durante a competição.

Jaqueline Pegoraro, do site Eu Tenho Visto, e equipe do Portal Agrolink, parceira da ABHB na 40ª Expointer, realizaram a cobertura completa da atividade. O secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo, também esteve por lá, prestigiando o estande e dando boas-vindas aos chefs competidores.

Para 2018, a ABHB e o Frigorífico projetam uma nova Batalha, ainda mais ousada e criativa. “Depois do sucesso desta segunda edição, segue o desafio da indústria e da Associação para trazer em 2018 produtos ousados e diferenciados para o consumidor”, finalizou Lopa. 

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