CI

Pavilhão da Agricultura Familiar é uma das principais atrações da Expodireto Cotrijal

O Pavilhão da Agricultura Familiar é uma atração tradicional da Expodireto Cotrijal


Foto: Cotrijal

O Pavilhão da Agricultura Familiar, tradicional atração da Expodireto Cotrijal, é um dos espaços mais visitados da feira e segue com expectativa de expressiva comercialização na edição de 2024. No Pavilhão, além de alimentos produzidos por 163 agroindústrias, todas com Selo Sabor Gaúcho do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf RS), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), o público encontra 47 estandes de artesanato, 13 de plantas e mudas de flores e três com arte indígena.  

A abertura oficial do espaço, realizada nesta segunda-feira (04/03), contou com a presença do governador do RS, Eduardo Leite, do secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Ronaldo Santini, do secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Giovani Feltes, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Pollo, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito, e da presidente e do diretor técnico da Emater/RS, Mara Helena Saafeld e Claudinei Baldissera, entre outras lideranças.

O governador Eduardo Leite enfatizou a importância do Pavilhão, reconhecido como o “mais querido, mais visitado, mais saboroso, enfim, que tem um carinho especial de toda a comunidade”. Santini reiterou o trabalho a campo desenvolvido em parceria com a Emater/RS-Ascar, que permite que cada agroindústria tenha uma história, embora com suas peculiaridades, de superação e de evidência do que tem de melhor em sua propriedade, sendo colocado à disposição durante a Expodireto. O Pavilhão da Agricultura Familiar é organizado pela Cotrijal, Emater/RS-Ascar, Fetag/RS, Fetraf/RS e SDR.

Selos para Agricultura Familiar

No Pavilhão da Agricultura Familiar, a Emater/RS-Ascar e a SDR repassam orientações sobre a utilização de selos na rotulagem dos produtos das agroindústrias familiares, emitidos por diferentes órgãos, sejam de identificação de origem, de qualidade ou de sistema de produção. Entre eles, a Denominação de Origem (D.O), a certificação de Qualidade da Emater/RS-Ascar, o selo da Agricultura Familiar, a certificação orgânica participativa da Rede Ecovida, o Sabor Gaúcho, o Produto Orgânico Brasil, o Selo Arte e o Somos Coop.

A proposta, segundo o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Vilmar Wruch Leitzke, é aproveitar a feira como oportunidade de aprendizado e de fomento para que os produtores possam ampliar as informações apresentadas nos produtos comercializados e, dessa forma, agregar valor à produção. “Essas informações também são muito importantes para os consumidores, já que os rótulos ou selos permitem identificar cada um dos selos e suas diferentes dimensões”, avalia. 

Leitzke observa ainda que a equipe da Emater/RS-Ascar aborda também as contribuições que os empreendimentos da agricultura familiar podem adotar frente à Agricultura de Baixo Carbono (ABC).

Além disso, a equipe apresenta ao público visitante o trabalho desenvolvido pela Emater/RS-Ascar com cooperativas, associações e agroindústrias em todo o Rio Grande do Sul, através das Unidades de Cooperativismo, procurando ressaltar a importância do cooperativismo e da agregação de valor, através da agroindustrialização para o desenvolvimento regional. Para isso, a Unidade de Cooperativismo de Frederico Westphalen está à disposição durante toda a feira para esclarecimentos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.