CI

ABIMAQ anuncia crescimento de 14,3% nas vendas

Esse comparativo é referente ao mês passado, e demonstra o segundo crescimento consecutivo após uma série de quedas iniciada em setembro de 2021


Foto: Pixabay

Por Ananda Muller - Correspondente do Portal Agrolink.

O clima de relativo otimismo observado na Agrishow 2022 recebeu mais um incremento nesta tarde. A Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos, a ABIMAQ, registrou crescimento no mês de março, com acréscimo de 14,3% na receita líquida de vendas. Os dados foram divulgados em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira, 27. 

Esse comparativo é referente ao mês passado, e demonstra o segundo crescimento consecutivo após uma série de quedas iniciada em setembro de 2021. Ainda assim, muito ainda precisa ser recuperado após a série de números negativos registrados recentemente. No comparativo com março de 2021, a receita líquida caiu 6,8%, representando uma redução de dois bilhões de dólares. 

Por conta disso, o setor ainda amarga uma queda no ano de 5,3%, após crescimento de 21,7% durante todo o ano passado. A queda se deu principalmente no mercado doméstico, com redução de 7,8%. Já as exportações cresceram 5,9%, tendência já observada no final de 2021. Em março, o maquinário exportado ficou na casa do milhão de dólares, 15,4% a mais do que em fevereiro e 45,3% a mais do que em março de 2021. 

O maquinário destinado à agricultura, inclusive, representou participação de 17,6% da soma total das exportações do período. Individualmente, o setor teve acréscimo de 5,2% no comparativo com fevereiro, e de 65,1% no acumulado do trimestre nesse quesito.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.