CI

Expodireto Cotrijal adota energia solar para impulsionar sustentabilidade na feira

Será a primeira edição da feira com a usina solar da Cotrijal, que entrou em operação em novembro de 2023



A estrutura tem 35 mil metros quadrados de área e capacidade de gerar 4,8 milhões de kW/h por ano. A estrutura tem 35 mil metros quadrados de área e capacidade de gerar 4,8 milhões de kW/h por ano. - Foto: Divulgação

A Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil, está inovando em sua próxima edição ao adotar o fornecimento de energia elétrica por meio de placas solares. O evento, que ocorre de 4 a 8 de março em Não-Me-Toque (RS), contará com uma usina solar instalada ao lado do parque da feira.

O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, destacou a importância desta iniciativa, afirmando que representa um passo significativo para a cooperativa. “Esta iniciativa é um passo significativo para a nossa cooperativa. Além de participarmos desse debate mundial sobre a importância das energias limpas, também estamos reafirmando nosso compromisso com o meio ambiente e com as futuras gerações. Temos que mostrar para todos que o existem sim sustentabilidade no agronegócio”, afirma o presidente da Cotrija.

A nova usina fotovoltaica da Cotrijal, que entrou em operação em novembro de 2023, possui uma área de 35 mil metros quadrados, mais de 5.520 placas solares bifaciais e 10 inversores, com capacidade de gerar 4,8 milhões de kW/h por ano. Espera-se que a usina contribua significativamente para a economia energética do parque da Expodireto Cotrijal.

Durante os cinco dias de exposição, a feira consome uma quantidade considerável de energia elétrica, com um consumo registrado de cerca de 141.746,49 kW/h na edição de 2023. O superintendente de operações da Cotrijal, Laides Porto Alegre, ressaltou que o investimento na usina fotovoltaica foi feito com recursos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), aprovados logo após a abertura da 23ª edição da Expodireto Cotrijal, em março de 2023.

Além da energia solar, a Expodireto Cotrijal promove outras ações de sustentabilidade, como a reciclagem de resíduos e a promoção de práticas agrícolas sustentáveis por meio de fóruns e palestras. A edição de 2024 será palco para debates sobre agronegócio e sustentabilidade. Na terça-feira, 5 de março, uma das palestras no 34º Fórum Nacional da Soja será sobre biocombustíveis e energia renovável, com Erasmo Carlos Battistella, fundador e presidente da Be8 e do Grupo ECB. Já no 19º Fórum do Leite, programado para o dia 6 de março no auditório central, é possível acompanhar a palestra “Pegada de carbono na pecuária de leite”, com o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Bruno Campos de Carvalho. E o 16º Fórum Florestal do RS, que será realizado no dia 7 de março, traz o tema “A dinâmica das florestas e a relação com o Plano ABC RS”. O Plano ABC RS é uma iniciativa do estado para promover e consolidar uma economia de baixa emissão de carbono na agricultura gaúcha.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.