Adubo - Superfosfato simples (SSP) e Superfosfato triplo (TSP)
CI
Fertilizantes

Adubo - Superfosfato simples (SSP) e Superfosfato triplo (TSP)

Leia tudo que você precisa saber sobre Superfosfato simples (SSP) e Superfosfato triplo (TSP).
Por:

Também conhecidos como SSP e TSP ou super simples e super triplo, respectivamente, trata-se de fertilizantes fonte de fósforo, cálcio e, no caso do superfosfato simples, enxofre. Nestes fertilizantes, os nutrientes estão prontamente disponíveis para o consumo das plantas, sendo uma vantagem em situações de necessidade imediata. Geralmente são obtidos a partir do tratamento de rochas do grupo dos fosfatos naturais (como a apatita e a fosforita), com ácido sulfúrico. 

O superfosfato simples possui como garantias mínimas legais, conforme o MAPA, 16% de fósforo na forma de P2O5 solúvel em água, 16% de cálcio e 10% de enxofre. Já o superfosfato triplo deve ter 36% de fósforo na forma de P2O5 solúvel em água e 10% de cálcio, não possuindo enxofre em sua composição.

A presença de enxofre no superfosfato simples justifica a sua escolha em situações de carência deste nutriente. Porém, vale ressaltar que o supersimples possui um preço proporcionalmente mais caro por ponto deste nutriente, quando comparado com alternativas como o enxofre elementar, que oferecem melhor custo-benefício. Além disso, a alta solubilidade deste nutriente presente no superfosfato simples possibilita maiores perdas do nutriente por lixiviação através das camadas mais profundas do solo. Grandes quantidades de chuvas favorecem o processo de lixiviação em fertilizantes mais solúveis. 

Quanto à concentração de fósforo, este possui maior concentração no superfosfato triplo, possibilitando um manejo mais barato para a aplicação deste nutriente quanto ao frete, armazenamento e manejo, pois será necessária uma menor quantidade deste fertilizante, quando comparado ao superfosfato simples, para aplicar uma mesma dose de fósforo no solo. Soma-se a isso o fato de que o preço por ponto de fósforo no superfosfato triplo é mais barato. Devemos destacar que, uma característica deste nutriente é a forte retenção do mesmo no solo, conforme explicado na nossa página sobre fósforo.

Quanto ao cálcio, este nutriente estará bem suprido no solo se a calagem / gessagem são feitas de maneira adequada, o mesmo serve para o enxofre no caso da gessagem.

 

Anderson Wolf Machado - Engenheiro Agrônomo


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.