CI

Brasil aumenta autonomia na produção de fertilizantes

Empreendimento marca um ponto de virada para o setor


Toda a produção do Complexo será direcionada ao mercado interno, visando apoiar a produtividade do agro brasileiro e impulsionar a competitividade do setor. Toda a produção do Complexo será direcionada ao mercado interno, visando apoiar a produtividade do agro brasileiro e impulsionar a competitividade do setor. - Foto: Depositphotos

Na última quarta-feira (13), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, uniram forças para inaugurar o tão aguardado Complexo Mineroindustrial da EuroChem, situado em Serra do Salitre, no Triângulo Mineiro. Este empreendimento marca um ponto de virada para o setor agrícola brasileiro, pois representa a primeira incursão da EuroChem fora do continente europeu, prometendo fornecer anualmente até 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados de alta qualidade.

Toda a produção do Complexo será direcionada ao mercado interno, visando apoiar a produtividade do agro brasileiro e impulsionar a competitividade do setor. Além disso, a expectativa é que essa iniciativa contribua significativamente para fortalecer a segurança alimentar tanto das gerações atuais quanto das futuras. Com um investimento massivo de US$ 1 bilhão, o projeto gerou aproximadamente 3,5 mil empregos durante sua construção.

Por sua vez, o ministro Fávaro sublinhou a importância estratégica da fábrica para a soberania nacional, enfatizando que os fertilizantes são essenciais para a produção de alimentos no Brasil. "O aumento da produção de fertilizantes será fundamental para incentivar programas como o de conversão de pastagens, visando aumentar a produtividade de alimentos no país", explicou o ministro.

O Complexo Mineroindustrial integra, em um único local, desde a extração do fosfato até a produção de fertilizantes granulados. Além dos 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados, a planta industrial também produzirá 1 milhão de toneladas anuais de ácido sulfúrico e 240 mil toneladas de ácido fosfórico, subprodutos essenciais no processo de produção de fertilizantes.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ressaltou o impacto econômico da fábrica, destacando que significa mais competitividade para o agronegócio brasileiro e a geração de milhares de empregos diretos e indiretos para a região.

Com o objetivo de reduzir a dependência externa brasileira de fertilizantes, o Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (Confert), liderado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, aprovou em novembro as diretrizes do novo Plano Nacional de Fertilizantes (PNF). Este plano visa aumentar a produção nacional para atender entre 45% e 50% da demanda interna até 2050, proporcionando oportunidades e empregos para os brasileiros.

A EuroChem, fundada em 2001 e com sede na Suíça, é uma empresa global que desenvolve atividades em mineração, produção, logística e distribuição de fertilizantes. Presente no Brasil desde 2016, a EuroChem é uma peça fundamental para impulsionar a produção nacional de fertilizantes, com 21 unidades produtoras espalhadas pelo país.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.