CI

Bunge pode trocar Gaspar por São Paulo

Cidade do Vale abriga a sede da operação de alimentos, que será unificada com a de fertilizantes



Cidade do Vale abriga a sede da operação de alimentos, que será unificada com a de fertilizantes
A Bunge, maior empresa do agronegócio e de alimentos do país, vive um processo de transformação radical. Até junho, as operações independentes de alimentos e fertilizantes se tornarão uma única empresa.

Para SC, o processo pode significar demissões e perdas na arrecadação de impostos. Explica-se: a Bunge Alimentos tem sede em Gaspar, no Vale do Itajaí. A Bunge Fertilizantes, em São Paulo. O provável resultado da unificação é a concentração da área administrativa na capital paulista.

À reportagem do DC, a empresa manifestou-se pela primeira vez sobre o assunto. Oficialmente, não está nada definido sobre transferência de sede administrativa ou de unidades de produção.

O diretor de Comunicação e Sustentabilidade da Bunge Brasil, Adalgiso Telles, explica que a companhia integrada terá cinco áreas de negócios: fertilizantes, agronegócios, alimentos e ingredientes, açúcar e bioenergia e América Latina e Caribe.

Sobre a suposta mudança de sede, Telles enfatiza que tudo que foi dito até agora não passa de especulação.

– Havia duas empresas do mesmo grupo, mas com operações diferentes. Estamos revendo toda a estrutura e fazendo a integração para torná-las mais eficientes e eficazes. Mas não está nada decidido, estamos estudando as vantagens ainda.

Fazenda diz que empresa sinalizou a transferência

O governo do Estado oferece incentivos fiscais à empresa. A Bunge está inscrita no Compex, uma versão antiga do Pró-Emprego (programa que permite pagar menos ICMS em troca de contrapartidas), cujo contrato vence em junho.

O secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, revela que houve contato telefônico entre os setores jurídicos do governo e da empresa na segunda-feira, dia 12, no qual foi oferecida prioridade na adesão ao Pró-Emprego.

Segundo Siewert, a empresa assumiu a intenção de levar a administração da Bunge Alimentos, que engloba 50 pessoas, para São Paulo, mas que a fábrica ficaria em Gaspar. O secretário não abre quanto a empresa gera de ICMS ao Estado. Segundo ele, apesar de ser um valor “considerável”, fica atrás das grandes redes varejistas, como Milium e Salfer, por exemplo.

A cidade de Gaspar ainda não recebeu comunicado oficial da empresa. O prefeito Pedro Celso Zuchi divulgou, na sexta-feira, que terá uma reunião amanhã com o presidente da Bunge Brasil, Pedro Parente, em São Paulo.

O secretário municipal de Administração e Finanças, Evandro Assis Müller, deixa claro que Gaspar brigará para manter a sede administrativa.

– Mais do que a arrecadação, para nós são importantes os empregos, as oportunidades para a região e a marca Bunge para a sociedade. É a principal empresa do município.

Empresa e prefeitura são parceiras em projetos sociais que beneficiam 1.330 pessoas. Isso sem contar as 119 famílias atingidas pelas enchentes de 2008 e que serão instaladas num loteamento, cujo terreno e projeto foram pagos pela Bunge.
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.