Estudo revela dados sobre o mercado de fertilizantes em uma década
Segmento conviveu com período de intensas movimentações diante da aposta de expansão

Segmento conviveu com período de intensas movimentações diante da aposta de expansão do agronegócio.
Em 10 anos, entre os anos de 2010 e 2020, as estratégias das empresas da cadeia de produção de fertilizantes foram marcados por investimentos de R$ 11,71 bilhões na expansão de capacidade produtiva e instalação de novas fábricas. No período, 55% dos players do segmento elegeram as aquisições como instrumento preferencial para a entrada em novos mercados ou para a expansão da atuação no ambiente de negócios brasileiro.
Estes são alguns dos indicadores do estudo “Análise das Intenções Estratégicas dos Players do Segmento de Fertilizantes - 2010 - 2020”, desenvolvido pela Nous SenseMaking consultoria especializada em Data Science, inteligência e estratégia de mercado. O levantamento de informações constata que, na última década, o segmento viveu um processo crescente de movimentações e investimentos, caracterizados também pela fragmentação do domínio dos grupos locais e regionais.
As aquisições e parcerias receberam atenção especial de empresas interessadas em controlar ou acessar o segmento da distribuição, um dos segmentos mais cobiçados pelas corporações que disputam o segmento. O objetivo comum envolve tanto a ampliação de mercado, como também a diversificação. Ficou evidente, também, o forte interesse de companhias estrangeiras, que intensificaram as iniciativas de monitoramento do mercado nacional.
O movimento dos atores externos é coincidente com mudanças no ambiente econômico brasileiro. Revela o objetivo de avaliação e movimentação para a entrada ou expansão no mercado brasileiro.
De forma contundente destacaram-se nessa frente companhias chinesas, russas e indianas, como as marcas: Acron, Uralkali, Uralchem, Dakang, Cofco, Indian Farmers Fertilizer e Sinopec, dentre outras.
Prioridade estratégica
“Aquisições, instalação de novas plantas produtivas e expansão de capacidade produtiva das plantas já instaladas, foram as principais movimentações realizadas pelos players do segmento no período”, constata o estudo. E a penetração de mercado, ou seja, expansão de mercado a partir da cesta de produtos atuais para os mercados já atendidos, foi a principal estratégia de crescimento utilizada pelos players do segmento na última década.
O estudo da Nous SenseMaking também destaca dados sobre a destinação de investimentos por estado. Como o registro de que os estados de São Paulo e de Minas Gerais receberam o total de R$ 16,33 bilhões em investimentos no segmento de fertilizantes na última década. R$ 8,74 bilhões foram investidos em estratégias de penetração de mercado apenas em 2016, ano que concentrou grandes volumes de recursos no âmbito das movimentações.
A movimentação estratégica visando “penetração de mercado”, como uma nova tendência de competição e crescimento no mercado, representou 89% de todos os investimentos em todas as movimentações realizadas pelos players do segmento no País entre 2010-2020. Mosaic, MbAC Fertilizantes e Yara foram os principais players no período. “Foi possível identificar no processo de tratamento das informações, que fundamentaram a análise, diversas iniciativas de investimento em
pesquisa, desenvolvimento e inovação”, atesta o estudo.
Veja o estudo na íntegra: clique aqui.