CI

Maximizando a produtividade: a importância da bioanálise do solo

A compreensão da saúde do solo desempenha um papel fundamental nesse contexto, e a bioanálise do solo surge como uma ferramenta essencial


No cenário da agricultura moderna, a busca pela sustentabilidade é uma prioridade crescente No cenário da agricultura moderna, a busca pela sustentabilidade é uma prioridade crescente - Foto: Pixabay

Por Aline Merladete e engenheiro agrônomo Anderson Wolf

No cenário da agricultura moderna, a busca pela sustentabilidade é uma prioridade crescente. A compreensão da saúde do solo desempenha um papel fundamental nesse contexto, e a bioanálise do solo surge como uma ferramenta essencial para alcançar esse objetivo. Um solo saudável vai muito além de sua composição química superficial. Os elementos biológicos (microrganismos, raízes e fauna) desempenham papéis fundamentais na manutenção da produtividade agrícola e na sustentabilidade do ambiente.

Um estudo realizado pela Fundação MT, que avaliou diferentes sistemas de cultivo de soja ao longo de vários ciclos, identificou que solos quimicamente semelhantes podem ter grandes diferenças de produtividade devido à diferença na sua saúde biológica. Práticas conservacionistas, como o plantio direto e a rotação de culturas, podem melhorar significativamente a saúde do solo e a produtividade das culturas.

No entanto, análises químicas convencionais não são capazes de identificar totalmente a saúde biológica, destacando a importância da bioanálise do solo. A tecnologia BioAS, desenvolvida pela Embrapa, usa parâmetros biológicos para fornecer uma visão abrangente da saúde do solo. Enzimas específicas são utilizadas para avaliar a atividade biológica do solo, e assim permite identificar práticas de manejo adequadas e diagnosticar problemas precocemente.

Para saber mais detalhes sobre a BioAS e como fazer a análise, clique aqui

O IQSFERTBIO é um índice que integra dados da BioAS e da fertilidade do solo e fornece uma avaliação global da qualidade do solo. Essa abordagem permite aos produtores identificar solos saudáveis, em processo de degradação ou em recuperação, orientando decisões de manejo e promovendo uma agricultura mais sustentável.

A BioAS foi lançada em 2020 e desde então todas as análises feitas com a tecnologia são inseridas em um banco de dados, permitindo obter um panorama geral da qualidade dos solos analisados no Brasil. Veja os gráficos abaixo:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.