CI

Mercado de fertilizantes segue uma estabilidade

As dinâmicas do mercado revelam um cenário onde as relações de troca favorecem o potássio (KCl) e a ureia


A expectativa de reaquecimento nos próximos meses inclui a retomada das compras por norte-americanos e europeus A expectativa de reaquecimento nos próximos meses inclui a retomada das compras por norte-americanos e europeus - Foto: Canva

O mercado de fertilizantes no segundo mês de 2024 apresentou estabilidade nos preços do map e do KCl, com negociações mais lentas no Brasil e Índia, enquanto os EUA e a Europa ainda não iniciaram as compras para a safra de primavera. A Ureia, após alta em janeiro devido ao tender indiano, viu uma desvalorização em fevereiro.

A expectativa de reaquecimento nos próximos meses inclui a retomada das compras por norte-americanos e europeus, o tender indiano em março para a ureia e a incerteza sobre a direção da exportação de fosfatados e nitrogenados pela China. As questões no Mar Vermelho também afetam o mercado, resultando em rotas alternativas, aumento de custos de frete e possível atraso nas entregas.

No contexto brasileiro, a persistente fragilidade na demanda por macronutrientes essenciais mantém-se evidente, enquanto os estoques em dezembro de 2023 apresentaram um incremento de 3% em comparação ao mesmo período de 2022, conforme relatórios da Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA). Esta tendência de acúmulo nos estoques pode exercer impactos significativos no controle de preços dentro do mercado interno, sinalizando um desafio adicional para a dinâmica comercial do setor.

As dinâmicas do mercado de fertilizantes revelam um cenário onde as relações de troca favorecem o potássio (KCl) e a ureia, com indicadores spot posicionando-se próximo ou abaixo das médias dos últimos cinco anos, variando conforme a cultura em questão. Esses elementos destacam não apenas as condições atuais do mercado, mas também oferecem insights valiosos sobre as perspectivas futuras para a indústria de fertilizantes.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.