Pesquisador fala sobre importância da amostragem localizada de solo
É fundamental que a amostragem seja bem feita, diz pesquisador
Leandro Gimenez, pesquisador do Programa de Monitoramento e Adubação (PMA) da Fundação MT é quem fala sobre o assunto. Segundo ele é fundamental que a amostragem seja bem feita, que siga as exigências técnicas para que as tomadas de decisões sobre estratégias e uso de fertilizantes sejam satisfatórias.
Gimenez diz que dentre os insumos utilizados na produção agropecuária, os fertilizantes são aqueles que permitem maiores retornos em produtividade. Também é fato que têm um peso expressivo na planilha de custo de produção. “Sendo assim as decisões quanto aos produtos a serem utilizados, suas doses e mesmo a estratégia de aplicação, passam por um adequado levantamento dos teores, o que é obtido através da coleta e análise de amostras de solo”.
A amostragem em grade vem sendo utilizada por um número crescente de produtores. Conforme o pesquisador os benefícios dessa prática dependem fundamentalmente da presença de variabilidade espacial nos campos e de como esta se processa.
“Em muitas áreas a variabilidade é baixa e não se justifica. Em outras é alta, porém a estrutura espacial não permite que seja tratada efetivamente. Há espaço para o uso da técnica, uma vez que a maior parte dos solos apresenta variabilidade, mas é necessária uma análise criteriosa para tomar a decisão quanto a quais estratégias utilizar”, explica Gimenez.
A amostragem em grade é uma técnica em evolução. De acordo com o pesquisador, ela influencia as quantidades e a maneira como os insumos são aplicados. Através da técnica é possível aplicar os produtos alterando a dose de acordo com a necessidade, que pode variar ao longo dos campos de produção. “Se a amostragem e processamento dos dados não forem adequados ou os equipamento para aplicação em taxa variável não assegurarem regularidade na aplicação, podemos gerar problemas de difícil solução futura”.
Na palestra que faz nos Dias de Campo 2012 Fundação MT, Gimenez apresenta estas e outras informações, incentiva o público a participar e dá exemplo real de amostragem de solo em diferentes densidades e das implicações da tomada de decisão com base na amostragem realizada com distintas densidades.
Pesquisador - Leandro Gimenez é Engenheiro Agrônomo, formado na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) (2000), é mestre em Agronomia (2006), com experiência em pesquisa aplicada nas áreas de Mecanização Agrícola e Agricultura de Precisão. Atualmente doutorando em Engenharia de Sistemas Agrícolas, na Esalq e trabalha desde 2011 na Fundação MT.
Evento – Os Dias de Campo 2012 Fundação MT já aconteceu nas regiões do Parecis, Médio-Norte e Norte de Mato Grosso. Os próximos eventos serão nas regiões Sudeste, Sul e do Araguaia do estado. Dia 04/02 será em Primavera do Leste. Dia 08/02 em Campo Verde. Dia 11/02 em Rondonópolis. Dia 01/03 acontecerá em Querência e dia 03/03 em Canarana. Mais informações no www.fundacaom.com.br