CI

Preparação do solo potencializa a erva-mate

O cultivo da erva-mate passou por melhorias no manejo


A  aplicação dos óxidos é uma ótima opção A aplicação dos óxidos é uma ótima opção - Foto: Divulgação

A produção de erva-mate na região Sul do Brasil está em ascensão, atendendo à demanda regional e internacional, inclusive sendo utilizada na fabricação de cosméticos. O plantio da erva começa em abril, e é crucial preparar o solo corretamente. A aplicação dos óxidos da Fertimacro é recomendada para equilibrar a nutrição da cultura, especialmente em solos alcalinos. Essas informações foram fornecidas por Eduardo Dahmer, agrônomo da Fertimacro.

“Como a erva mate não vai bem em solos alcalinos, a aplicação dos óxidos da Fertimacro é uma ótima opção, pois atende a necessidade de liberação imediata do Cálcio (Ca) e do Magnésio (Mg), balanceando o tempo de reação do carbonato, que é mais lento”, explica Eduardo Dahmer, agrônomo da Fertimacro, indústria de fertilizantes à base de óxidos do grupo Caltec.

O cultivo da erva-mate passou por melhorias no manejo, permitindo a primeira poda em 24 meses após o plantio, reduzindo significativamente o tempo convencional de até 5 anos. Poda subsequentes ocorrem a cada 18 meses, mas com investimento na regulação do solo e uso de óxidos para recomposição de nutrientes, os prazos podem ser reduzidos para 12 meses. O Paraná é o principal produtor de erva-mate no Brasil, respondendo por 87,4% da produção nacional, conforme dados de 2023 do IBGE.

A Fertimacro é uma das divisões agrícolas da Caltec, uma empresa dedicada à produção e ao desenvolvimento de fertilizantes à base de óxidos, os quais têm a capacidade de melhorar tanto o solo quanto a produtividade das lavouras. A Caltec desempenha um papel no fornecimento de insumos e serviços para diversos setores da indústria de base, incluindo termelétricas, usinas de cana-de-açúcar, indústrias de fertilizantes, cerâmicas, siderúrgicas e agronegócio.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.